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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0318 - Marketing II
Marketing II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Apresentar uma visão geral do conceito de marketing e estratégia organizacional. Explorar os conceitos de vantagem competitiva, valor para o cliente, posicionamento e segmentação de mercado. Discutir os aspectos estratégicos das decisões de produto, preço, distribuição e comunicação. Fornecer instrumentos metodológicos para a pesquisa e análise do mercado e da empresa.Objetivos específicos:- Discutir o papel e a função do marketing na estratégia organizacional;- Capacitar o aluno na elaboração, avaliação e implementação de um plano estratégico de marketing;- Propiciar ao aluno uma visão crítica e ética sobre os desafios do marketing e de sua implementação e gestão nas organizações e;- Avaliar o papel crítico e social do marketing numa sociedade globalizada.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
168175 - Eduardo Eugenio Spers
 
Programa Resumido
Marketing e Estratégia. Plano Estratégico. Plano de Marketing. Administração Estratégica de Mercado. Pesquisa de Mercado. Inteligência de Marketing. Comportamento do Consumidor Final e Organizacional. Vantagem Competitiva. Segmentação. Análise da Concorrência. Posicionamento. Estratégias de Crescimento. Estratégias de Diversificação. Estratégias de Marketing Internacional. Estratégia de Produto. Estratégia de Marca. Estratégia de Preço. Estratégia de Distribuição. Estratégia de Comunicação. Gestão do Esforço de Marketing.

 
Marketing and Strategy; Strategic Plan; Marketing Plan; Strategic Management Market; Market Research; Marketing Intelligence; Final consumer and organizational behavior; Competitive Advantage; Segmentation; Competitor Analysis; Positioning; Growth Strategies; Diversification Strategies; International Marketing Strategies; Product Strategy; Brand Strategy; Pricing Strategy; Distribution Strategy; Communication Strategy; Managing the Marketing Effort.
 
 
Programa
Conceitos básicos sobre Marketing e Estratégia. Visão geral do Planejamento Estratégico e Administração de Marketing. Análise do Ambiente Interno e Externo. Estratégias de Marketing. Estratégias do Composto de Marketing. Formulação, Implementação, Organização e Controle das Estratégias de Marketing.

 
 
 
Avaliação
     
Método
2 provas (P1 e P2), um trabalho final (T) e participação nas atividades da disciplina (A).
Critério
Nota final = (3P1 + 3P2 + 2A + 2T ) maior ou igual a 5 10 OBS: O trabalho final do curso é um plano de marketing estratégico aplicado e proposto para uma organização, negócio ou produto qualquer.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de frequência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Livro texto: KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 15 ed., 2018, 986p. AAKER, D. A. Administração Estratégica de Mercado. 9ª. ed., Porto Alegre: Bookman, 2012, 416p. ABDALLA, Márcio Moutinho; CONEJERO, Marco Antonio; OLIVEIRA, Murilo Alvarenga. (Orgs) Administração estratégica: da teoria à prática no Brasil. São Paulo: Atlas, 2019. 264p. ALMEIDA, L. F.; SPERS, Eduardo Eugênio; SPERS, Eduardo Eugênio. Relational exchange and partnerships: the Ipanema Coffee Case. Organizações Rurais & Agroindustriais, v.18, p.203 - 213, 2016. Disponível em: [http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1066/526] BARNEY, Jay B; HESTERLY, Willian S. Administração estratégica e vantagem competitiva: conceitos e casos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017. 480p. BRIDGER, Darren. Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores. São Paulo: Autêntica Business, 2018. GALHANONE, Renata; ROCHA, Thelma Valéria; SPERS, Eduardo Eugênio; SPERS, Eduardo Eugênio. The Influence of Corporate Global Mindset on International Franchising: A study about Brazilian franchisors. RAUSP-E (SÃO PAULO). , v.55, p.1 - 16, 2019. Disponível em: [http://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/RAUSP-08-2018-0069/full/pdf?title=the-influence-of-corporate-global-mindset-on-international-franchising-a-study-about-brazilian-franchisors] HABERLI JÚNIOR, Caetano; OLIVEIRA, Tiago; SPERS, Eduardo Eugênio; YANAZE, Mitsuru. Performance, farmer perception, and the routinisation (RO) moderation on ERP post-implementation. HELIYON, v.5, p.e01784, 2019. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização - conceitos. São Paulo: Cengage Learning, 12a. ed., 2019, 400p. KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. 208p. LONGO, Walter. Marketing e comunicação na era pós-digital: as regras mudaram. São Paulo: Alta Books, 2018. 260p. MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. 800p. MONTEIRO, Thel Augusto; SPERS, Eduardo Eugênio; GIULIANI, Antonio Carlos; PIZZINATTO, Nadia Kassouf. É possível segmentar pelo valor percebido? uma aplicação em consumidores do ensino de música erudita. REMARK. Revista Brasileira de Marketing, v.12, p.102 - 122, 2013. Disponível em: [http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2311/pdf_118] MORAIS, Felipe. Planejamento estratégico digital. 2ed. São Paulo: Saraiva, 2017. 376p. OLIVEIRA, Mirella Cais Jejcic de; SPERS, Eduardo Eugênio; SPERS, Eduardo Eugênio; SILVA, Hermes Moretti Ribeiro; SABIO, Renata Pozelli; CHINI, J. A model for sensory analysis of foods and beverages: bounded rationality, atributes and perceptions in coffee and meat. Desafio Online, v.3, p.908 - 929, 2015. Disponível em: [http://seer.ufms.br/index.php/deson/article/view/1187] REZ, Rafael. Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. São Paulo: DVS Editora, 2016. 400p. ROCHA, Thelma Valéria; BORINI, F. M.; SPERS, E. E. A autonomia de marketing das subsidiárias estrangeiras no Brasil para desenvolvimento de novos produtos em multinacionais. Revista de Administração (FEA-USP), v.45, p.328 - 342, 2010. Disponível em: [http://www.rausp.usp.br/busca/artigo.asp?num_artigo=1408] ROCHA, Thelma Valéria; BORINI, F. M.; SPERS, E. E. A internacionalização das franquias brasileiras. Marketing (São Paulo), v.6, p.67 - 73, 2011. SABIO, Renata Pozelli; MEIRELLES, F. S.; ROCHA, Thelma Valéria; SPERS, Eduardo Eugênio. Aspectos Mercadológicos da Exportação de Frutas Brasileiras para a União Europeia. Revista de Economia Agrícola (IMPRESSO), v.60, p.67 - 79, 2013. Disponível em: [http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=13485] SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman, 2016. SPERS, E. E. Estudo de Caso Dungulin State. Seminário Internacional PENSA/FIA/FEA/USP de Agribusiness, 1999. SPERS, E. E., Aracruz: internacionalizando a dívida no balcão de Nova York. Revista Case Studies. IBMEC, Rio de Janeiro, ano 2, no. 7, jan./fev. 1998, 54-69p.
 

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