Preparo instrumental do educador para considerar sua atividade intelectual e reflexiva, considerando a dimensão da Ciência na sociedade e as tendências atuais na área de ensino de Ciências para propor, analisar e elaborar experimentos, materiais e espaços didáticos no ensino formal (como o laboratório escolar) e não formal de Ciências, conhecidos através de visitas didáticas a Museus e Exposições (excursões da disciplina) e, incluindo, ainda os espaços abertos pela tecnologia da informação. A disciplina visa contemplar questões relacionadas a gestão pedagógica, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, discutindo instrumentos de ensino utilizados em projetos pedagógicos, além do estudo sobre aplicação de técnicas e manejo de tempo, espaço e organização da classe, utilizando-se de recursos que possam motivar os alunos e contribuir para a aprendizagem. Associada a tais discussões encontram-se também análises sobre as formas de avaliar o processo de ensino-aprendizagem visando contribuir para o progresso do aluno. Contemplar atividades envolvendo a prática como componente curricular como a elaboração e análise de materiais didáticos aplicados a situações de ensino, junto a escola de educação básica, bem como a reflexão sobre a relação desses materiais com as disciplinas, envolvendo a elaboração de kits didáticos, jogos educativos, materiais para atividades práticas de laboratório, dentre outros, como também o planejamento e condução de seminários, focalizando materiais que contribuam para a instrumentação pedagógica. Realização de estágio supervisionado em escolas de educação básica.
Preparo instrumental do educador para considerar sua atividade intelectual e reflexiva, considerando a dimensão da Ciência na sociedade e as tendências atuais na área de ensino de Ciências para propor, analisar e elaborar experimentos, materiais e espaços didáticos no ensino formal (como o laboratório escolar) e não formal de Ciências, conhecidos através de visitas didáticas/técnicas a Museus e Exposições (excursões da disciplina) e, incluindo, ainda os espaços abertos pela tecnologia da informação, atividades estruturantes da disciplina. A disciplina visa contemplar questões relacionadas a gestão pedagógica, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, discutindo instrumentos de ensino utilizados em projetos pedagógicos, além do estudo sobre aplicação de técnicas e manejo de tempo, espaço e organização da classe, utilizando-se de recursos que possam motivar os alunos e contribuir para a aprendizagem. Associada a tais discussões encontram-se também análises sobre as formas de avaliar o processo de ensino-aprendizagem visando contribuir para o progresso do aluno. A relação teoria-prática é contemplada em atividades de estágio supervisionado e também em atividades envolvendo a prática como componente curricular, como a análise e produção de materiais didáticos.
O programa da disciplina prevê o trabalho com: Discussões e execução de Estágio em instrumentação Prática como componente curricular: elaboração de materiais e seminários. Discussão de conteúdos como: História da Ciência e sua relação com o desenvolvimento instrumental; o professor enquanto intelectual e profissional reflexivo e sua relação com a instrumentação para o ensino dos conteúdos curriculares tradicionais e inovadores; análise e desenvolvimento de materiais para o ensino de áreas específicas (genética, anatomia, entre outras), com discussões sobre Metodologia de Ensino e Didática; análise e desenvolvimento de materiais para o ensino envolvendo alunos com necessidades educacionais especiais; discussões sobre instrumentos para o trabalho com temas transversais, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transversalidade, fontes de informação e tecnologias da informação na escola e em espaços educacionais interativos; Alfabetização Científica; a perspectiva CTSA e o ensino; laboratórios didáticos: montagem, manutenção, segurança e uso no ensino básico; adaptação de experimentos ao ensino básico; espaços não formais de aprendizagem como Museus, Feiras de Ciências e organização do ensino em espaços alternativos na sociedade, visitas didáticas a espaços formais e não formais de aprendizagem (excursões da disciplina) com o objetivo de proporcionar aos alunos maiores vivências e contatos com diferentes situações de ensino, proporcionando discussões e reflexões sobre o processo de ensino e de aprendizagem nesses espaços; concepção, elaboração e uso de KITs educacionais; produção e análise de Jogos Educativos; Educação Ambiental: concepções e recursos didáticos para sua implementação.
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