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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0342 - Instrumentação para o Ensino de Ciências Agrárias
Instrumentation for the Teaching of Agrarian Sciences

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação: 31/12/2017

Objetivos
 
 
O objetivo da disciplina é apoiar e incentivar o desenvolvimento de materiais didáticos que facilitem o ensino das técnicas agrícolas e conteúdos da área das ciências agrárias, que respeitam o ambiente e o meio sócio-cultural onde estas se inserem, dimensionando o trabalho do educador em seus vários ambientes da educação formal e não formal. Além disto, tem-se como objetivo instrumentalizar o educador de forma teórica e, principalmente, prática no uso das técnicas, experimentos e materiais para a educação em Ciências Agrárias, a fim de que seja capaz de elaborar, planejar o uso e utilizar os espaços pedagógicos e os materiais de ensino. Neste sentido, as 30h de Estágio supervisionado tem o objetivo de aproximar as experiências teóricas com a vivência das atividades práticas realizadas pelos alunos.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1895432 - Rosebelly Nunes Marques
 
Programa Resumido
 
 
Formação instrumental do licenciando no sentido da reflexão, adaptação e elaboração de programas, KITs e recursos didáticos de ensino para aprimorar e auxiliar o Ensino de conteúdos específicos das Ciências Agrárias, considerando a perspectiva CTSA e a alfabetização científica, a formação técnico-pedagógica, os diversos recursos de ensino, a História e Ciência, a tecnologia da informação, os ambientes da educação formal , e não-formal, incluindo a educação ambiental. Atividades de Estágio Supervisionado.
 
 
Programa
 
 
A importância da instrumentação do licenciando, para o ensino dos conteúdos curriculares tradicionais agrotécnico e dos novos cursos das carreiras técnico-científicas de nível médio. A História e Epistemologia da Ciência como norteador das discussões de conteúdos específicos. O ensino da agroecologia e de técnicas sustentáveis; trabalhos científicos e adaptação de experimentos ao ensino básico e técnico médio; identificação e falta de materiais didáticos em Ciências Agrárias; a perspectiva CTSA e a alfabetização científica na instrumentalização dos professores; análise e desenvolvimento de recursos didáticos de ensino na perspectiva da Educação Inclusiva, voltados para alunos com necessidades educativas especiais, utilização pedagógica de hortas, viveiros e culturas não- escolares; concepção, elaboração e uso de KITs educacionais; Jogos Didáticos aplicado ao Ensino de Ciências, laboratórios didáticos: montagem, manutenção, segurança e uso no ensino básico; o computador e as tecnologias da informação no ensino de Ciências Agrárias: limites e possibilidades; educação ambiental: concepções e recursos didáticos para sua implementação. Atividades de Estágio Supervisionado na educação básica (30h).
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação envolverá a elaboração e análise de um KIT didático e manual de sua aplicação e a apresentação do mesmo. Envolverá a entrega de relatórios de atividades práticas, resenhas e questões sobre textos propostos, assiduidade e participação, atividades de Estágio Supervisionado e uma prova escrita.
Critério
A avaliação do KIT elaborado levará em conta o processo de elaboração, além do produto final, para o qual será avaliada a funcionalidade do KIT, o rigor conceitual, os critérios que nortearam sua elaboração bem como sua adequação à faixa etária e aos propósitos educacionais de ormação geral. Os relatórios referentes às atividades programadas serão avaliados quanto a organização, abordagem do tema, respeito aos prazos estabelecidos, qualidade e rigor teórico-conceitual, bem como sua relação com a instrumentação prática.
Norma de Recuperação
Será realizada uma prova de recuperação que aborda todo o conteúdo ministrado durante o semestre. Para ter direito a recuperação o aluno dever ter no mínimo 70% de freqüência e média final maior ou igual a 3,0 e menor que 5,0.
 
Bibliografia
     
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