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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0362 - Preparação do Projeto de Pesquisa em Engenharia Agronômica
Research Project in Agriculture

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Apresentar ao estudante os elementos constitutivos de um projeto de pesquisa e definir a base teórica e conceitual. O propósito principal é possibilitar ao estudante a capacidade de elaborar o pré-projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, identificando os tipos de pesquisa, procedimentos e instrumentos de coleta e análise de dados qualitativos, quantitativos e mistos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1895432 - Rosebelly Nunes Marques
 
Programa Resumido
Panorama geral da pesquisa pedagógica como prática, discutindo as etapas da investigação científica. As abordagens da pesquisa. Propósitos da pesquisa, hipótese, problema e questão norteadora. Pesquisa baseada em documentos. Coleta e análise de dados qualitativos, quantitativos e mistos. Ética e integridade na pesquisa.
 
Overview of pedagogical research as a practice, discussing the stages of scientific investigation. The approaches of search. Research purposes, hypothesis, problem and guiding question. Document-based search. collection and analysis of qualitative, quantitative and mixed data. Ethics and integrity in research.
 
 
Programa
1.  Introdução à pesquisa Pedagógica;
2. A Pesquisa como Investigação Sistemática;
3. Aspectos fundamentais da Investigação Científica;
4. Referencial teórico para base científica do tema escolhido;
5. Importância da Hipótese e da Questão de pesquisa;
6. Objetivos gerais e específicos da pesquisa;
7. Estudos de caso;
8. Aprendizagem Baseada em Problemas: PBL
9. Pesquisa Etnográfica;
10. Pesquisa participante e Pesquisa-ação;
11. Pesquisa estatísticas: enquetes e opinião;
12. Pesquisa experimental
13. Procedimentos e Instrumentos de Coleta e Análise de dados: evidências documentais, questionários, entervistas, diários, registros e observação;
14. Procedimentos para relatar as evidências e formular as conclusões.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Baseia-se na realização de uma prova escrita e apresentação por escrito do projeto de pesquisa individual (valor 0 a 10). A nota final será obtida pela média aritmética da prova e do projeto de pesquisa.
Critério
A avaliação será baseada na avaliação do projeto de pesquisa por escrito e na prova escrita. Será aprovado o aluno que obtiver media aritmética igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70% às atividades planejadas.
O aluno que obtiver nota igual ou superior a 3,0 e inferior a 5,0 e frequência mínima de 70% será submetido a um programa de recuperação.
Norma de Recuperação
A recuperação será realizada ao término da disciplina, no período estipulado no calendário escolar. O professor poderá solicitar ao aluno a realização de uma prova escrita e/ou elaboração de um projeto de pesquisa individualmente. A nota final, após a recuperação, será obtida calculando-se a média aritmética da nota obtida na disciplina e da recuperação. Para aprovação, o resultado deverá ser maior ou igual a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
Literatura Básica:
ALVES-MAZZOTTI, Alda J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2001.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução Lucie Didio. Brasília: Plano, 2007.
BELL, J. Projeto de Pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. 7 ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.
CRESWELL, J. W., CLARK, V.L.P. PESQUISA DE MÉTODOS MISTOS - série métodos de pesquisa - 2ª Ed. São Paulo:Editora Penso, 2014.
DEMO, Pedro. Metodologia de Conhecimento Científico. São Paulo: Atlas, 2000.
LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2008.
LUDKE, M; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.
RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem Baseada em Problemas: PBL uma experiência no ensino superior. São Carlos: Edufscar, 2008.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.
Também serão utilizados artigos científicos das áreas de Educação e Agrárias, disponibilizados nas bases de dados.

Literatura Complementar:
BARBOUR, R. Grupos focais. Tradução de Marcelo Figueiredo Duarte. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Editora 70. 2008.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa - Ação. 6a ed. São Paulo: Ed. Cortez, 1994.
SANTORO, M. A.F. e GHEFIN, E. Questões de método na construção da pesquisa em educação. Coleção docência em formação. Serie Saberes pedagógicos. SEVERINO, A. J. e GARRIDO, S.P. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
 

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