Apresentar ao estudante os elementos constitutivos de um projeto de pesquisa e definir a base teórica e conceitual. O propósito principal é possibilitar ao estudante a capacidade de elaborar o pré-projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, identificando os tipos de pesquisa, procedimentos e instrumentos de coleta e análise de dados qualitativos, quantitativos e mistos.
Panorama geral da pesquisa pedagógica como prática, discutindo as etapas da investigação científica. As abordagens da pesquisa. Propósitos da pesquisa, hipótese, problema e questão norteadora. Pesquisa baseada em documentos. Coleta e análise de dados qualitativos, quantitativos e mistos. Ética e integridade na pesquisa.
1. Introdução à pesquisa Pedagógica;2. A Pesquisa como Investigação Sistemática;3. Aspectos fundamentais da Investigação Científica;4. Referencial teórico para base científica do tema escolhido;5. Importância da Hipótese e da Questão de pesquisa;6. Objetivos gerais e específicos da pesquisa;7. Estudos de caso;8. Aprendizagem Baseada em Problemas: PBL9. Pesquisa Etnográfica;10. Pesquisa participante e Pesquisa-ação;11. Pesquisa estatísticas: enquetes e opinião;12. Pesquisa experimental13. Procedimentos e Instrumentos de Coleta e Análise de dados: evidências documentais, questionários, entervistas, diários, registros e observação;14. Procedimentos para relatar as evidências e formular as conclusões.
Literatura Básica:ALVES-MAZZOTTI, Alda J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2001.BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução Lucie Didio. Brasília: Plano, 2007.BELL, J. Projeto de Pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2008.BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. 7 ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.CRESWELL, J. W., CLARK, V.L.P. PESQUISA DE MÉTODOS MISTOS - série métodos de pesquisa - 2ª Ed. São Paulo:Editora Penso, 2014.DEMO, Pedro. Metodologia de Conhecimento Científico. São Paulo: Atlas, 2000.LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2008.LUDKE, M; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem Baseada em Problemas: PBL uma experiência no ensino superior. São Carlos: Edufscar, 2008.SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.Também serão utilizados artigos científicos das áreas de Educação e Agrárias, disponibilizados nas bases de dados.Literatura Complementar:BARBOUR, R. Grupos focais. Tradução de Marcelo Figueiredo Duarte. Porto Alegre: Artmed, 2009.BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Editora 70. 2008.THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa - Ação. 6a ed. São Paulo: Ed. Cortez, 1994.SANTORO, M. A.F. e GHEFIN, E. Questões de método na construção da pesquisa em educação. Coleção docência em formação. Serie Saberes pedagógicos. SEVERINO, A. J. e GARRIDO, S.P. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2011.