Apresentar a proposta da Educação Inclusiva como princípio para o processo de escolarização de todos os estudantes. Destaque para a Educação Especial no Brasil, atendimento a público-alvo específico, para a Educação de Surdos desenvolvendo noções básicas de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS conforme Decreto n° 5.626/2005., que colaborem na formação inicial de professores das áreas das Ciências Biológicas e Ciências Agrárias. Contextualizar historicamente e politicamente a educação inclusiva, educação especial, educação de surdos e educação bilíngue. Discutir e diferenciar os papéis dos professores regentes, professores especialistas no campo da educação especial, intérpretes de Libras e demais profissionais envolvidos na educação inclusiva.
- Discutir os conceitos de educação inclusiva, educação especial, necessidade educativa especial e pessoa com deficiência. - O público-alvo da educação especial, atendimento educacional especializado, professores regentes e especialistas e tecnologias assistiva. - Fundamentos da Educação de surdos: contexto histórico, educacional, cultural, linguístico e político. - Ensino prático da Libras em nível introdutório.
Teórico – Apresentar elementos centrais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, a partir da discussão dos conceitos de educação inclusiva, educação inclusiva, necessidade educativa especial e pessoa com deficiência. Explorar a política nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva seu público-alvo, o atendimento educacional especializados, papel dos professores regentes e especialistas e demais profissionais que atuam no apoio aos estudantes. Introduzir os fundamentos da Educação de Surdos: contexto histórico, educacional, cultural, linguístico e político. Educação Bilingue para surdos e a atuação de tradutores intérpretes de Libras. Prática - Estudo prático da Libras em nível introdutório. A disciplina contém 60 horas de Práticas como Componentes Curriculares (PCCs), sendo consideradas atividades voltadas à análise de situações do cotidiano escolar, estudo de casos, discussão de relatos/entrevistas de professores e alunos, elaboração e análise de recursos didáticos.
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