Espera-se que o aluno vivencie o cotidiano escolar da escola básica em um estágio supervisionado e indique, ao final, ter desenvolvido características profissionais necessárias à docência comprometida com os educandos e com a educação democrática e de qualidade, considerando o caráter permanente de aprendizagem docente. A reflexão sobre a prática por meio do conteúdo teórico-prático da disciplina possibilita reorientação das ações na escola, se necessário e apoia a interpretação e a proposição de intervenções com vistas a construção pessoal da docência. Neste estágio, ocorre a imersão no cotidiano escolar, com acompanhamento da docência, além da realização de intervenções educacionais planejadas em um Projeto de Estágio individual relacionado aos conteúdos das Ciências/Biologia da escola.
1)Conteúdo teórico-prático: orientações para a documentação do estágio e boa realização do mesmo e discussões e embasamento teórico da prática a ser vivenciada 2) Estágio supervisionado envolvendo observação, participação e regência de aulas, com registro da vivência. Elaboração de projeto em comum acordo com a escola e em consonância com os pressupostos teóricos aprendidos.
1.Conteúdo teórico-prático: orientações para a documentação do estágio e boa realização do mesmo e discussões e embasamento teórico da prática a ser vivenciada. Aspectos a discutir: a) cultura educativa, os alunos, projeto político-pedagógico. b) a escola e seu contexto, infra-estrutura e espaços a serem utilizados em aulas e projetos nas Ciências; c) planejamento do ensino com vistas aos processos participativos e democráticos na escola e de valorização do aluno; d) autoridade e autoritarismo docente; e) ensinar e critérios e formas de avaliar; f) exemplos de estágios em parceria com escolas; g) relação das situações observadas ao conhecimento teórico (Psicologia, Didática, entre outros) para interpretar as ocorrências escolares e avançar na aprendizagem docente; h) expressão pessoal (formas de agir, crenças, concepções, preconceitos e valores); i) análise da gestão da matéria e gestão da classe (tempos e espaços da aula) em Ciências; j) orientação para escolha dos conteúdos e metodologias de ensino para o estágio, considerando os currículos, necessidades dos alunos e premissas de ação. 2. Estágio supervisionado: Unidade 1- Observação e análise do contexto escolar e seu registro (Diários). Reflexões sobre a prática observada em diante do contexto educacional mais amplo. Conjuntamente, pode ocorrer o Estágio de Participação. Visa colher elementos e impressões para as regências, colaborar nas atividades de em sala de aula; preparar material didático, exercitando a Língua Portuguesa, se escrito, e com uso das TICs; d) auxilio ao docente (discussões, material de apoio, orientação aos alunos, atividades de reforço, preparo de aulas práticas, correções, entre outras, sempre sob supervisão do professor). Unidade 2- a) Elaboração e Execução do Projeto de Estágio com regências de aulas (Estágio de Docência Supervisionada); b) Regência de aulas e apresentação dos resultados do estágio. Cada aluno apresentará um projeto de intervenção para desenvolver na escola básica, de forma a valorizar a interdisciplinar, criatividade, criticidade e envolvimento do aluno da escola, em comum acordo com a instituição e atendendo orientações do curso. O aluno terá a oportunidade de experimentar e refletir as aulas e demais ações desenvolvidas em um relatório de estágio e em um seminário, de forma a contemplar a expressão e uso da Língua Portuguesa falada e escrita.
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