O objetivo da disciplina é propiciar ao aluno uma visão crítica e ética sobre a estratégia, explorando sua aplicação à realidade organizacional no escopo das suas teorias, ferramentas e perspectivas. Alinhado ao eixo formativo e profissional do aluno, a abordagem de temas relevantes como vantagem competitiva, empreendedorismo, gestão e planejamento estratégico, conferem reflexões e aplicações pertinentes sob o viés das questões ética, econômica, ambiental e social da estratégia e da sustentabilidade nas organizações.
Fatores determinantes da criação de vantagens competitivas. Ferramentas de gestão estratégica e analise do processo da estratégia. Natureza e dinâmica das capacidades e competências organizacionais. Bases do escopo horizontal e vertical da firma. Concepção, implementação e avaliação de estratégias voltadas para o alcance da sustentabilidade socioambiental em organizações com ou sem fins lucrativos. Empreendedorismo e inovação. Estratégias coletivas e redes. Modelos e abordagens sobre o processo de internacionalização. Teoria dos stakeholders. Estratégia e institucionalismo. Estratégia em organizações empresariais, governamentais, sócias e híbridas. Viagens didáticas para aprimoramento dos ensinamentos transmitidos aos alunos em sala.
Aspectos Teóricos e Metodológicos da Vantagem Competitiva. Formulação, Implementação e Mudança das Estratégias. Estratégia e Conhecimento. Estratégias Empresariais e Corporativas. Estratégia, Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa. Estratégia e Empreendedorismo. Estratégia e Cooperação. Negócios Internacionais. Modelagem e Mensuração do Desempenho. Perspectivas Organizacionais e Sociológicas da Estratégia. Estratégia, Governo e Desenvolvimento.
Literatura Básica:COSTA, E. A. Gestão Estratégica: Construindo o Futuro de sua Empresa – Fácil. São Paulo: Saraiva, 2012, 227p. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. 4a. ed. São Paulo: Thompson, 2003, 550p. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização Orientada para Estratégia. Ed. Campus: Rio de Janeiro, 2001, 411p. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B. Safári de Estratégia. Bookman: São Paulo, 2000, 299p.Leitura Complementar:ANSOFF, Igor. Implementando a Administração Estratégica. Tradução de Antônio Zoratto Sasnvicente. São Paulo: Atlas, 1993, 590p. BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M. Economics of Strategy, Wiley, 2ª. Ed., 2000, 644p. DEGEN, R. J. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: Makron Books, 1989, 368p. FISCHMANN, A. A.; ALMEIDA, M. I. R. Planejamento estratégico na prática. São Paulo: Atlas, 1991, 164p. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. São Paulo: Atlas, 2001, 337p. PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 5ª ed,. Rio de Janeiro: Campus, 1991. 362p.