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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0418 - Estratégia em Organizações
Strategy in Organizations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é propiciar ao aluno uma visão crítica e ética sobre a estratégia, explorando sua aplicação à realidade organizacional no escopo das suas teorias, ferramentas e perspectivas. Alinhado ao eixo formativo e profissional do aluno, a abordagem de temas relevantes como vantagem competitiva, empreendedorismo, gestão e planejamento estratégico, conferem reflexões e aplicações pertinentes sob o viés das questões ética, econômica, ambiental e social da estratégia e da sustentabilidade nas organizações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5098002 - Carlos Eduardo de Freitas Vian
 
Programa Resumido
Fatores determinantes da criação de vantagens competitivas. Ferramentas de gestão estratégica e analise do processo da estratégia. Natureza e dinâmica das capacidades e competências organizacionais. Bases do escopo horizontal e vertical da firma. Concepção, implementação e avaliação de estratégias voltadas para o alcance da sustentabilidade socioambiental em organizações com ou sem fins lucrativos. Empreendedorismo e inovação. Estratégias coletivas e redes. Modelos e abordagens sobre o processo de internacionalização. Teoria dos stakeholders. Estratégia e institucionalismo. Estratégia em organizações empresariais, governamentais, sócias e híbridas. Viagens didáticas para aprimoramento dos ensinamentos transmitidos aos alunos em sala.
 
Determining factors for the creation of competitive advantages. Strategic management tools and analysis of the strategy process. Nature and dynamics of organizational capabilities and competences. Bases of the firm's horizontal and vertical scope. Conception, implementation and evaluation of strategies aimed at achieving socio-environmental sustainability in for-profit and non-profit organizations. Entrepreneurship and innovation. Collective strategies and networks. Models and approaches on the internationalization process. Stakeholder theory. Strategy and institutionalism. Strategy in business, government, partner and hybrid organizations. Didactic trips to improve the teachings transmitted to students in the classroom.
 
 
Programa
Aspectos Teóricos e Metodológicos da Vantagem Competitiva. Formulação, Implementação e Mudança das Estratégias. Estratégia e Conhecimento. Estratégias Empresariais e Corporativas. Estratégia, Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa. Estratégia e Empreendedorismo. Estratégia e Cooperação. Negócios Internacionais. Modelagem e Mensuração do Desempenho. Perspectivas Organizacionais e Sociológicas da Estratégia. Estratégia, Governo e Desenvolvimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
2 provas (P1 e P2), um trabalho final (T) e participação nas atividades da disciplina (A)
Critério
Nota final = 3P1 + 3P2 + 1,5A + 2,5T
____________________ maior ou igual a 5
10
O trabalho final do curso é o desenvolvimento de um plano estratégico aplicado e proposto para uma organização. Será elaborado em grupo de no máximo cinco alunos ao longo do curso à medida que os conteúdos forem abordados. Ao longo do curso serão realizadas diversas atividades a distância que também deverão compor a avaliação.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de frequência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Literatura Básica:

COSTA, E. A. Gestão Estratégica: Construindo o Futuro de sua Empresa – Fácil. São Paulo: Saraiva, 2012, 227p. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. 4a. ed. São Paulo: Thompson, 2003, 550p. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização Orientada para Estratégia. Ed. Campus: Rio de Janeiro, 2001, 411p. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B. Safári de Estratégia. Bookman: São Paulo, 2000, 299p.

Leitura Complementar:

ANSOFF, Igor. Implementando a Administração Estratégica. Tradução de Antônio Zoratto Sasnvicente. São Paulo: Atlas, 1993, 590p. BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M. Economics of Strategy, Wiley, 2ª. Ed., 2000, 644p. DEGEN, R. J. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: Makron Books, 1989, 368p. FISCHMANN, A. A.; ALMEIDA, M. I. R. Planejamento estratégico na prática. São Paulo: Atlas, 1991, 164p. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. São Paulo: Atlas, 2001, 337p. PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 5ª ed,. Rio de Janeiro: Campus, 1991. 362p.
 

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