Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0418 - Estratégia em Organizações
Strategy in Organizations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é propiciar ao aluno uma visão crítica e ética sobre a estratégia, explorando sua aplicação à realidade organizacional no escopo das suas teorias, ferramentas e perspectivas. Alinhado ao eixo formativo e profissional do aluno, a abordagem de temas relevantes como vantagem competitiva, empreendedorismo, gestão e planejamento estratégico, conferem reflexões e aplicações pertinentes sob o viés das questões ética, econômica, ambiental e social da estratégia e da sustentabilidade nas organizações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5098002 - Carlos Eduardo de Freitas Vian
 
Programa Resumido
Fatores determinantes da criação de vantagens competitivas. Ferramentas de gestão estratégica e análise do processo da estratégia. Natureza e dinâmica das capacidades e competências organizacionais. Bases do escopo horizontal e vertical da firma. Concepção, implementação e avaliação de estratégias voltadas para o alcance da sustentabilidade socioambiental em organizações com ou sem fins lucrativos. Empreendedorismo e inovação. Estratégias coletivas e redes. Modelos e abordagens sobre o processo de internacionalização. Teoria dos stakeholders. Estratégia e institucionalismo. Estratégia em organizações empresariais, governamentais, sociais e híbridas.
 
Decisive factors for competitive advantages; Tools for strategic management and strategy process analysis; Nature and dynamics of organizational capabilities and competencies; Horizontal and vertical enterprise scope basis; Design, implementation and evaluation of strategies for the achievement of environmental sustainability in profit and non-profit organizations; Entrepreneurship and innovation; Collective strategies and networks; Internationalization process models and approaches; Stakeholder theory; Strategy and institutionalism; Strategy in commercial, government, social and hybrid organizations.
 
 
Programa
Aspectos Teóricos e Metodológicos da Vantagem Competitiva. Formulação, Implementação e Mudança das Estratégias. Estratégia e Conhecimento. Estratégias Empresariais e Corporativas. Estratégia, Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa. Estratégia e Empreendedorismo. Estratégia e Cooperação. Negócios Internacionais. Modelagem e Mensuração do Desempenho. Perspectivas Organizacionais e Sociológicas da Estratégia. Estratégia, Governo e Desenvolvimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
2 provas (P1 e P2), um trabalho final (T) e participação nas atividades da disciplina (A)
Critério
Nota final = 3P1 + 3P2 + 1,5A + 2,5T
____________________ maior ou igual a 5
10
O trabalho final do curso é o desenvolvimento de um plano estratégico aplicado e proposto para uma organização. Será elaborado em grupo de no máximo cinco alunos ao longo do curso à medida que os conteúdos forem abordados. Ao longo do curso serão realizadas diversas atividades a distância que também deverão compor a avaliação.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de frequência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Literatura Básica:

COSTA, E. A. Gestão Estratégica: Construindo o Futuro de sua Empresa – Fácil. São Paulo: Saraiva, 2012, 227p. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. 4a. ed. São Paulo: Thompson, 2003, 550p. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização Orientada para Estratégia. Ed. Campus: Rio de Janeiro, 2001, 411p. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B. Safári de Estratégia. Bookman: São Paulo, 2000, 299p.

Leitura Complementar:

ANSOFF, Igor. Implementando a Administração Estratégica. Tradução de Antônio Zoratto Sasnvicente. São Paulo: Atlas, 1993, 590p. BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M. Economics of Strategy, Wiley, 2ª. Ed., 2000, 644p. DEGEN, R. J. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: Makron Books, 1989, 368p. FISCHMANN, A. A.; ALMEIDA, M. I. R. Planejamento estratégico na prática. São Paulo: Atlas, 1991, 164p. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. São Paulo: Atlas, 2001, 337p. PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 5ª ed,. Rio de Janeiro: Campus, 1991. 362p.
 

Clique para consultar os requisitos para LES0418

Clique para consultar o oferecimento para LES0418

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP