• Assimilar os principais pressupostos teóricos que fundamentam a definição de políticas e práticas de Gestão de Pessoas nas Empresas • Conhecer as principais atividades e procedimentos dos vários subsistemas da Administração de Pessoas e os impactos de sua operacionalização em diferentes instâncias organizacionais • Familiarizar-se com processo de formulação de Políticas de Gestão de Pessoas, identificando seus elementos componentes para implementação e avaliação
Políticas e práticas da Gestão de Pessoas nas empresas. Serão realizadas viagens didáticas para aprimoramento dos conhecimentos passados aos alunos em sala de aula.
• A Gestão de RH, Objetivos, Políticas e Estratégias • Apanhado Histórico de Gestão de Pessoal e das Relações de Trabalho • A Gestão Estratégica de RH • A Gestão de pessoas por competências • A Atração de Competências para as Organizações • Recrutando e Selecionando Pessoas • Formação Profissional e Desenvolvimento de Pessoas • Sistema de Desenvolvimento de Pessoas • Avaliação de Performance • Outras Dimensões da Gestão de Pessoas:- Qualidade de Vida
1) ALBUQUERQUE, Lindolfo, FRANÇA, Ana Cristina Limongi (1998), Estratégias de recursos humanos e gestão da qualidade de vida no trabalho: o stress e a expansão do conceito de qualidade total RAUSP, vol. 33, nº 2 - abr/jun. 2) CHIAVENATTO, Idalberto. Gestão de Pessoas - o novo papel de Recursos Humanos. São Paulo, Ed. Campos, 1999. 3) FISCHER, André Luiz (1998), A constituição do Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas no Brasil - Um estudo sobre as empresas consideradas exemplares - Tese defendida junto à FEA/USP. 4) FLEURY, Maria Tereza Leme e FISCHER, Rosa Maria (1992), Relações de trabalho e políticas de gestão: uma história das questões atuais, RAUSP, vol. 27, nº 4 - out/dez. 5) LAWLER III, EDUARD E. (1994), From job-based to competency-based organizations, Journal of Organizational Behavior, Vol 15, p.3-13São Paulo MAKRON Book. 6) WOOD, Stephen (1992), Administração Estratégica e Administração de Recursos Humanos; RAUSP, vol. 27, nº 4 - out/dez. 7) FLEURY, Afonso e FLEURY, Maria Tereza Leme - Estratégias Empresariais e Formação de Competências. São Paulo, Atlas, 2000. 8) ROBBINS, Stephen - Comportamento Organizacional - cap. 14,15 e 16