Trata-se de um curso introdutório à economia e gestão dos negócios dos sistemas agroalimentares. O objetivo central é fazer com que o aluno compreenda a estrutura e a dinâmica de funcionamento do complexo agroindustrial no Brasil. Visa ainda explorar as inter-relações entre os segmentos das cadeias agroindustriais e destes com as instituições, bem como seus principais desafios atuais. Ao final do curso, espera-se que o aluno tenha uma noção geral da dimensão e do funcionamento dos sistemas integrados de produção de alimentos, fibras e biomassa. Para tanto, serão abordados temas como a evolução do conceito de complexo agroindustrial, organização e coordenação das cadeias produtivas em seus diferentes segmentos (indústria de máquinas e insumos, produção agropecuária, agroindústria e distribuição), o papel dos agentes envolvidos, principais estratégias das empresas agroalimentares, marketing aplicado aos negócios agroalimentares, competitividade e globalização, organizações e instituições do agronegócio, aspectos de logística e gestão ambiental.
Introdução à Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares; Sistemas Agroindustriais: metodologia de análise, coordenação e gerenciamento, sistemática para coleta de dados e análise de mercados; Noções de Economia das Organizações e Organização Industrial; Estratégias Agroalimentares: formas de organização e estratégias de crescimento das firmas, alianças, fronteiras de eficiência, terceirização, fusões e aquisições; Finanças e Marketing aplicados aos negócios agroalimentares; Competitividade e Globalização; Organizações e Instituições; Qualidade e Segurança de Alimentos. Gestão Ambiental no sistema agroindustrial; Administração Estratégica de Cadeias de Suprimento; Estudos de Caso.
Introdução à Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares: conceitos, dimensões, tendências e abordagem sistêmica. Sistemas Agroindustriais (SAGs): metodologia de análise, coordenação e gerenciamento, sistemática para coleta de dados e análise de mercados. Noções de Economia das Organizações e Organização Industrial. Concorrência nos negócios agroalimentares. Estratégias Agroalimentares: formas básicas de organização das firmas, estratégias de crescimento das firmas (integração horizontal e vertical, diversificação, etc.), parcerias e alianças (joint-venture, licenciamento, franquia, etc.), fronteiras de eficiência, terceirização, fusões e aquisições. Finanças e Marketing nos negócios agroalimentares. Competitividade e Globalização nos negócios agroalimentares. Organizações e Instituições. Qualidade e Segurança de Alimentos. Gestão da qualidade no agribusiness. Gestão Ambiental no sistema agroindustrial. Administração estratégica de cadeias de suprimento no agribusiness. Estudos de Caso.
7.1. LIVROS-TEXTO: ZYLBERSZTAJN, D. & NEVES, M.F. (Org.) (2000). Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares. São Paulo: Editora Pioneira, 428 p. BATALHA, M.O. (coord.) (2001). Gestão Agroindustrial. São Paulo: Editora Atlas, Vol. 1. GEPAI: Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais, 690 p.7.2. LEITURA COMPLEMENTAR: BATALHA, M.O. (coord.) (2001). Gestão Agroindustrial. São Paulo: Editora Atlas, Vol. 2. GEPAI: Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais, 383 p. BELIK, W. Muito além da porteira. Coleção Teses. Campinas: IE/UNICAMP, 2001. 184p. BELIK, W.; MALUF, R. Abastecimento e Segurança Alimentar. Os Limites da Liberalização. Campinas: IE/UNICAMP, 2000. 234 p. CAIXETA-FILHO, J.V. E GAMEIRO, A. H. Transporte e Logística em Sistemas Agroindustriais. Editora Atlas. 224p. CAMPANHOLA, C.; SILVA, J. G. (Ed.). O Novo Rural Brasileiro. Políticas Públicas. Jaguariúna: EMBRAPA/UNICAMP, 2000. 176p. Estudos de Caso. PENSA. http://www.fia.com.br/pensa/download.htm. FARINA, E. M. M. Q. (ed). Estudos de Caso em Agribusiness II. São Paulo: Pioneira, 1997. FARINA, E.M.M.Q.; ZYLBERSTAJN, D. Competitividade no agribusiness brasileiro. Relatório Final. IPEA/PENSA/USP. 1998. FARINA, M.M. Q.; AZEVEDO, P.F.; SAES, M.S.M. Competitividade: mercado, estado e organizações. São Paulo: Editora Singular, 1997. 284p. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Competitividade do Agribusiness Brasileiro. Relatório Final. Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (PENSA), Julho de 1998. (4 volumes). KAGEYAMA, A. (Coord.) O novo padrão agrícola brasileiro: do complexo rural aos complexos agroindustriais. In: BELIK, W. et al. Agricultura e Políticas Públicas. Série IPEA, n. 127. 1990. p.113-223. KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. Editora Atlas, 1998. MACHADO, C. A. P., & SPERS, E. E. & CHADDAD, F. R. & NEVES, M. F. Agribusiness Europeu. São Paulo: Pioneira, 1996. 132p. MARQUES, P.; AGUIAR, D. Comercialização de Produtos Agrícolas. São Paulo: EDUSP, 1993. p. 93-133. MEJIDO, J.L.T. Marketing e Agribusiness. Editora Atlas, 1994. NASSAR, A. M. Eficiência das Associações de Interesse Privado: uma análise do agronegócio brasileiro. São Paulo: USP, 2001. 234p. Dissertação (Mestrado em Administração) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. NELLIS, J.; PARKER, D. Princípios de Economia para os Negócios. São Paulo: Ed. Futura. 2003. 503p. NEVES, M.F. & SCARE, R. F. (org.) et alli. Marketing & Exportação. São Paulo: Atlas, 2001. 316 p. NEVES, M.F.; CHADDAD, F.; LAZZARINI, S. (2000). Alimentos: Novos Tempos e Conceitos na Gestão de Negócios. Editora Pioneira, 129 p. PINAZZA, L. A.; ARAÚJO, N. B. A Agricultura na Virada do Século XX. São Paulo: Ed. Globo/ABAG. 1993. 166p. PORTER, M. Vantagem Competitiva. Ed. Campus, 1989, 510 p. SILVA, J. G. A nova dinâmica da agricultura brasileira. Campinas: IE/UNICAMP. 1998. 211p. ZYLBERSZTAJN, D.; FARINA, E. M.M.Q.; SANTOS, R.C. O Sistema Agroindustrial do Café. Porto Alegre: CBC/ORTIZ/PENSA. 1993. 277p. ZYLBERSZTAJN, D. & SCARE, R. F. (org.) et alli. Gestão da Qualidade no Agribusiness: Estudos e Casos. São Paulo: Atlas, 2002. WILLIAMSON, O. (1985). The Economic Institutions of Capitalism: Firms, Markets, Relational Contracting, The Free Press, 1985, 450 p.