Fornecer os conhecimentos básicos para entender e atuar no processo de comercialização de produtos agroindustriais e no desenvolvimento de novos mercados agropecuários. Especificamente pretende-se: Problematizar a questão da comercialização de produtos agropecuários dentro de um enfoque sistêmico (agribusiness) e rever o processo de atuação das forças de oferta e demanda do modelo teórico; Conhecer o processo de funcionamento dos mercados físicos; Discutir estratégias comerciais atuais e potenciais.
Conceitos Básicos; Análise de Mercados Físicos; Mercados Futuros; Estratégias Operacionais
-Introdução à Comercialização de Produtos Agrícolas; Mercados e preços agrícolas; Organização e Desenvolvimento de Mercados; Custos de Comercialização; Análise e Acompanhamento de Mercados Físicos; Mercados de Milho e Soja; Mercados de Boi e Laranja; Distribuição de Alimentos; Básico de Mercado Futuro; Básico de Mercado de opções; Análise Fundamentalista e Grafista; Estratégias Operacionais com Mercados Futuros e de Opções; Planejamento da Comercialização; Margens de comercialização; Introdução ao Comércio Exterior. Políticas Agrícolas.
BARROS,G.S.C. Economia da Comercialização 1987 (www.cepea.esalq.usp.br/imprense/?id_page=347)MARQEUS, P.V. & AGUIAR, D.R.D. Comercialização de produtos agrícolas.São Paulo, EDUSP, 1993. 295 páginas. MARQUES, P.V. & PEDRO C. DE MELLO. Mercados Futuros de commodities agropecuárias: exemplos e aplicações aos mercados brasileiros. São Paulo. Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), 1999. 208 páginas.