Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0580 - Economia das Organizações
Economics of Organizations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
O curso introduz o aluno à análise econômica das organizações e instituições sob a ótica da Nova Economia Institucional e faz um contraste com a tradicional teoria da Organização Industrial. No caso da Economia das Organizações, o objetivo é familiarizar os alunos com esta abordagem teórica através da leitura e análise de papers clássicos no assunto. As principais teorias abordadas serão: natureza da firma e custo social (abordagem de Coase), custos de transação, especificidade dos ativos, risco moral, teoria do agente/principal, direto de propriedade e ações coletivas. O objetivo final é proporcionar discussão, reflexão e ativo envolvimento dos alunos em teorias e pesquisas que tratam do comportamento e das relações entre os agentes, indivíduos e organizações empresariais e governamentais, e a sua interação com o ambiente econômico e instituições. A Organização Industrial tem um foco no ambiente competitivo através da análise da estrutura, conduta e desempenho dos setores econômicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1225121 - Margarete Boteon
 
Programa Resumido
Proporcionar para o aluno a abordagem da firma sob a ótica da Nova Economia Institucional, através da Economia dos Custos de transação/Especificidade dos Ativos, Risco Moral e Teoria da Agencia e Direito de Propriedade. A Organização Industrial tem um foco no ambiente competitivo através da análise da estrutura, conduta e desempenho dos setores econômicos.
 
The firm's approach under the financial perspective and the New Institutional Economics, applied to for-profit corporation and non-profit corporation (cooperatives, foundations, associations and non-governmental organizations); Topics in network and economic viability of private investments.
 
 
Programa
1) A Natureza da Firma: As contribuições de Coase 2) Teoria do Custo Social de Coase 3) Importância das Instituições, Douglas North 4) Economia dos Custos de Transação (ECT) 5) Risco Moral e monitoramento 6) Teoria do Agenciamento e Principal 7) Direito de Propriedade 8) Especificidade dos ativos 9) OUTROS TEMAS: 9.1) Ações Coletivas (Elinor) e 9.2) Custo de Monitoramento (Barzel) 10) Tópicos de Organização Industrial
 
 
 
Avaliação
     
Método
O professor da disciplina será responsável pelo cumprimento do conteúdo programático básico, e por auxiliar em atividades de pesquisa e desenvolvimento de trabalhos. O método será de aulas expositivas, apresentação e leitura de textos, propiciando a discussão em sala de aula

Critério
Média de duas provas escritas sem consulta com peso 4, nota de trabalho desenvolvido com peso 3 e nota de leitura e apresentação de texto com peso 3.
Norma de Recuperação
A nota final para alunos que fizerem a reavaliação será a média simples entre a nota da prova de reavaliação e a média final alcançada antes da prova de reavaliação.


 
Bibliografia
     
Literatura Básica: BESANKO, D. DRANOVE; M. SHANLEY; S. SCHAEFER. A Economia da Estratégia. 5ª edição. Bookman, Porto Alegre, 2012. KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. Economia Industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. (2 ed.) PAUL MILGROM & JOHN ROBERTS Economics,Organization & Management Prentice-Hall, 1992 621p. WILLIAMSON, OLIVER E. As instituições Econômicas do Capitalismo. Pezco Editora, 2012 392p.
 

Clique para consultar os requisitos para LES0580

Clique para consultar o oferecimento para LES0580

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP