Proporcionar para o aluno a abordagem da firma sob a ótica financeira e da Nova Economia Institucional, através da Economia dos Custos de transação e da Agency Theory, aplicada às firmas com objetivo de lucro, e para as firmas chamadas de "nom-profit", ou seja, sem objetivo de lucro como Cooperativas, Fundações, Associações e Organizações não governamentais. Tópicos em networks e viabilidade econômicas de investimentos privados.
Proporcionar para o aluno a abordagem da firma sob a ótica financeira e da Nova Economia Institucional, através da Economia dos Custos de transação e da Agency Theory, aplicada às firmas com objetivo de lucro, e para as firmas chamadas de "nom-profit", ou seja, sem objetivo de lucro como Cooperativas, Fundações, Associações e Organizações não governamentais. Tópicos em networks e viabilidade econômica de investimentos privados.
1) Introdução a Nova Economia Institucional - NEI.2) A natureza da firma sob a ótica da NEI.3) A Economia dos Custos de Transação - ECT.4) Agency Theory - AT.5) A economia, arquitetura e eficiência das empresas com objetivo de lucro.6) A economia, arquitetura e eficiência das empresas sem o objetivo de lucro - "nom-profit" Cooperativas, Fundações, Associações e Organizações não Governamentais.7) Networks - redes e alianças estratégicas8) Tópicos especiais em gestão empresarial e finanças.Análise e elaboração de projetos privados.
Literatura Básica: BESANKO, D. DRANOVE; M. SHANLEY; S. SCHAEFER. A Economia da Estratégia. 5ª edição. Bookman, Porto Alegre, 2012. KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. Economia Industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. (2 ed.) PAUL MILGROM & JOHN ROBERTS Economics,Organization & Management Prentice-Hall, 1992 621p. WILLIAMSON, OLIVER E. As instituições Econômicas do Capitalismo. Pezco Editora, 2012 392p.