Expor os conceitos econômicos relevantes que permitam a análise e a compreensão do funcionamento e desempenho dos mercados não perfeitamente competitivos (estruturas concentradas), e as estratégias das firmas nestes mercados, introduzindo alguns conceitos de teorias de jogos. O foco central da Organização Industrial refere-se, portanto, aos mercados imperfeitos (que se afastam do ideal competitivo), aos padrões de competição e estratégias entre as firmas, e as implicações para a política pública visando à maximização do bem estar da sociedade.Procurar-se-á incrementar a compreensão da causalidade entre as formas de organização dos mercados e os níveis de competição e eficiência dos mesmos; do impacto de mudanças na organização do mercado e do ambiente institucional sobre o seu nível de competitividade; além de desenvolver a capacidade de identificar as deficiências econômicas existentes nos mercados e a proposição de políticas para corrigi-las.Também explora a questão do crescimento e especialização da firma: integração vertical e verticalização. A globalização, com conseqüente aumento das fusões e aquisições, e o afastamento do Estado da economia reforçam o papel da política antitruste e das agências reguladoras, bem como a necessidade de convergência dos sistemas de regulação dos vários países, temas que também serão abordados no curso.
1. Apresentação do curso. Agribusiness, a empresa e o mercado; 2) O paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho; 3) Estrutura de Mercado e Conduta das Empresas. O conceito e a importância do poder de mercado; 4) A Economia dos Custos de Transação: as formas mais eficientes de se governar uma transação; 5) Determinantes da Estrutura de Mercado 6) Mercados Contestáveis: 7) Introdução à teoria dos jogos; 7) Modelo de Cournot e de Bertrand; 8) Nova Economia Institucional.
1. Apresentação do curso. Agribusiness, a empresa e o mercado: Definições: Cadeia Produtiva; Sistema Agroindustrial; 2) O paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho: estruturas de mercado, estratégias das empresas e eficiência do mercado; 3) Estrutura de Mercado e Conduta das Empresas. O conceito e a importância do poder de mercado: Índices de Concentração, o conceito de mercado; Identificação e Medidas de Poder de Mercado; Conceitos e Medidas de desempenho de Mercado; 4) A Economia dos Custos de Transação: as formas mais eficientes de se governar uma transação: Diversificação, integração vertical, restrição vertical. Aplicações em sistemas agroindustriais; 5) Determinantes da Estrutura de Mercado. Economias de escala, barreiras à entrada 6) Mercados Contestáveis: economias de escopo, subaditividade de custos, contestabilidade e competição potencial. 7) Introdução à teoria dos jogos: Equilíbrio de Nash, Jogos Estáticos e Dinâmicos. 7) Modelo de Cournot e de Bertrand: a ótica da teoria dos jogos e da política pública. 8) Nova Economia Institucional: o papel das instituições no desenvolvimento econômico
CARLTON, B.; PERLOFF, J. Modern industrial organization. 2nd.ed. New York: Harper Collins College Publishers, 1994. 973p.CHURCH, J.; WARE, R. Industrial Organization. A Strategic Approach. McGraw Hill, 2000.FARINA, E.M.Q.; AZEVEDO, P. F.; SAES, M.S.M.. Competitividade: mercado, estado e organizações. São Paulo, Editora Singular, 1997KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. Economia Industrial. Fundamentos Teóricos e práticas no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2002, 640p.MARQUES, P.V. Seminários de Organização de Mercados Agroindustriais, 1995 a 2000.MORAES, M.A.F.D. Seminários de Organização de Mercados Agroindustriais, 2003.