Oferecer aos alunos a possibilidade de ampliar e aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas práticas e teóricas das disciplinas do Departamento de Economia, Administração e Sociologia . Para alcançar estes objetivos, pretende-se: 1. Propiciar condições para o contato direto com técnicas de análise econômica, administração de empresas agroindustriais e práticas extensionistas. 2. Criar condições para o envolvimento dos alunos em atividades de análise econômica, administração e extensão em empresas com fins produtivos ou em empresas públicas. 3. Incentivar a integração interdisciplinar e interdepartamental em torno de problemas dos segmentos do complexo agroindustrial (insumos, produção, processamento e varejo), integrando ensino, pesquisa e extensão. 4. Proporcionar aos alunos, por meio de processo vivencial e utilização de estratégias de extensão, condições necessárias ao estudo e soluções de problemas de produtores.
3.1. Economia/Administração. a)-preparação inicial: natureza do estágio, a dinâmica das organizações; fontes de dados, informações on-line, aplicativos computacionais; b)-desenvolvimento de estágios específicos c) -Avaliação final. 3.2. Extensão.a)-preparação inicial: natureza do estágio; metodologia de trabalho de extensão; b)-desenvolvimento do estágio: visitas exploratórias à comunidades; sessões de reflexão; atividades de extensão; c)-Avaliação final.
4.1. Economia/Administração. Desenvolvimento de estágio em algumas das áreas de pesquisa do LES, sempre sob a orientação de um professor responsável. Estes trabalhos poderão ser desenvolvidos no Departamento de Economia, Administração e Sociologia e em empresas públicas ou privadas. 4.2. Extensão Rural. Preparação inicial para o estágio: natureza do estágio, instrumentos de extensão, conhecimentos sobre a área do estágio; Visitas semanais à região do estágio para assessorar produtores e suas organizações; Sessões de reflexão sobre as experiências nas comunidades e organizações; Compartilhamento de experiências com profissionais de extensão; Apresentação de seminários.
Mankiw, N. Gregory (1999).Introdução à Economia: Princípios de Micro e Macroeconomia. Rio de Janeiro: Campus. Internet: http://www.harcourtcollege.com/econ/mankiw/. Pinho, D.B. e M.A.S. Vasconcellos (org.) (1998). Manual de Economia. 3. Edição. São Paulo: Saraiva. Rossetti, J.P. (1997). Introdução à Economia. 17. Edição. São Paulo: Atlas. Samuelson, P.A. e W.D. Nordhaus (1999). Economia. 16. Edição. Lisboa: McGraw-Hill. Vasconcellos, M.A.S e R.L. Troster (1998). Economia Básica. 4. Edição. São Paulo: Atlas. Viceconti, P.E.V. e S. Neves (1999). Introdução à Economia. 3. Edição. São Paulo: Frase. 2.BOS, A. Desafios para uma pedagogia social. São Paulo, Antroposófica, 1986.178p. 3.BRANDÃO, C.R. Pesquisa participante. São Paulo, Brasiliense, 1986. 211p. 4.BURKE, T.J. & MOLINA Fº, J. Fundamentos teóricos e instrumentos para assistência técnica à agricultura. 2a. ed. Piracicaba, ESALQ/USP, 1988. (série Didática, 43) COSTA PINTO, L.A. Sociologia e Desenvolvimento. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 972. 6.FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994. 79p. 7.FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. Petrópolis, Vozes, 1985. 8.GOLDMANN, L. Ciências humanas e filosofia: que é sociologia. Rio de Janeiro, DIFEL, 1976. 9.MUSSOI, E.M. Extensão rural: uma contribuição ao seu repensar. Brasília, EMBRATER. (Série Leituras Selecionadas) mimeo. 10.SANTANDER, F.O. O Extensionista. São Paulo, HUCITEC, 1987. 11.SORJ, B. Estado e classes sociais na agricultura brasileira. Rio de Janeiro, Zahar, 1980. 12.SORJ, B. & WILKISON, J. Processos sociais e formas de produção na agricultura brasileira. In: ALMEIDA, M.H.T. & SORJ, B. Sociedade e política no Brasil pós-64. São Paulo, Brasiliense, 1983. pp. 85-92. 13.SZMRECSANYI, T. Pequena história da agricultura no Brasil. São Paulo, Contexto, 1990. 14.WERNER, D. 7 BOWER, B. Aprendendo e ensinando a cuidar da saúde: manual de métodos, ferramentas e idéias para um trabalho comunitário. São Paulo, Paulinas, 1991. 383p.