O objetivo da disciplina é dar oportunidade para o aprimoramento teórico vinculado a um estágio de formação docente em uma fase intermediária do curso, colocando o aluno da licenciatura em contato com diferentes realidades educacionais formais ou não formais. A prática consiste em trabalhos de pesquisa, ensino e/ou extensão que requerem vivência com o processo educativo. A parte teórica da disciplina consiste na orientação deste trabalho pelo docente por meio de aulas, estudos dirigidos, seminários e discussões, culminando em um relatório. O estágio supervisionado nesta disciplina está organizado de acordo com o Programa de Formação de Professores da USP, refletindo a diversidade de perspectivas do curso e seus desdobramentos na prática, visando a compreensão e análise fundamentada do contexto educativo e das formas de atuação do educador na área de Ciências/Biologia/Ciências Agrárias.
Aprimoramento teórico em um tema para embasar um estágio na área de educação (orientação por docente da Licenciatura). Os projetos articularão ensino, pesquisa e extensão em educação e, dependendo de sua natureza, podem enfatizar um destes três eixos formativos. O estágio irá requerer a elaboração ou participação no desenvolvimento de um projeto na área da educação, incluindo vivência, a ser planejado em conjunto com docente da Licenciatura. Este planejamento deverá priorizar o aprofundamento dos conteúdos e experiências presentes nas disciplinas do programa de licenciatura. A supervisão dos professores deverá assegurar a boa condução dos projetos, garantir os cuidados éticos, orientar os princípios técnico-científicos, avaliar a pertinência, a exeqüibilidade e a contrapartida escolar e social das experiências desenvolvidas.
Realizar um estágio a fim de iniciar o futuro professor na prática educativa e incluir subsídios teóricos para a realização deste estágio. Para o aprofundamento em áreas específicas, a atividade de estágio requer vivência com o processo educativo e será orientada por um professor do curso de Licenciatura da ESALQ/USP que atuará como supervisor de estágio desta disciplina na área em questão, a fim de contemplar os objetivos formativos da docência previstos no projeto pedagógico do curso. Os projetos articularão ensino, pesquisa e extensão em educação e, dependendo de sua natureza, podem enfatizar um destes três eixos formativos. O estágio irá requerer: 1- Elaboração ou participação no desenvolvimento de um projeto na área da educação com ênfase no ensino técnico em ciências agrárias, no ensino de ciências no ensino fundamental e biologia no ensino médio; 2- Aulas necessárias ao desenvolvimento do tema em estudo; 3- Delineamento de um Plano de Trabalho respeitando presença e carga horária semanal e compatível com o período da disciplina, a ser supervisionado pelo professor de estágio. 4- Atividades ajustadas ao projeto, envolvendo leituras, levantamentos, elaboração de instrumentos de coleta de dados e sua análise, realização de intervenções em escolas e no campus da ESALQ, estabelecimento de parcerias educativas, identificação e análise de práticas pedagógicas, materiais e recursos didáticos, linhas de pesquisa em educação, projetos educativos e outras, pautando-se por critérios éticos, a serem discutidos durante a disciplina. 5- Realização da parte prática do estágio (vivência); 6- Preparação e redação do projeto e respectivo relatório, que pode ser um relatório formal segundo formatação de relato de pesquisa ou de experiência ou ainda poderá ser realizado como textos de divulgação científica, textos didáticos e textos em blogs e outros, objetivando o aprimoramento da Língua Portuguesa através da leitura e escrita.
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