Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0718 - Administração Financeira II
Financial Management II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
O curso objetiva propiciar aos alunos base teórica e prática no uso das técnicas modernas de Administração Financeira, visando auxiliar no processo da tomada de decisão em Administração Empresarial. É uma continuação do curso de Administração Financeira I, focalizando tópicos avançados em Finanças.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8498852 - Alex da Silva Alves
 
Programa Resumido
Risco e retorno; Teoria do portfólio; Modelo de precificação de ativos e custo de oportunidade; Modelos multifatoriais; Custo de capital e criação de valor; Avaliação de empresas e metodologia de avaliação.
 
Long-Term Financial Management; Investment and Financing Business Overview.
 
 
Programa
a) Risco e retorno: medidas estatísticas de risco e retorno, risco e retorno esperado, retorno esperado de um portfólio, diversificação de riscos, gestão de portfólio e classe de ativos; b) Teoria do portfólio: risco de uma carteira, ativos com correlação nula, conjunto de combinações de carteiras e fronteira eficiente; c) Modelo de precificação de ativos e custo de oportunidade: reta do mercado de capitais, coeficientes alfa, coeficiente beta, risco não sistemático, mensuração do risco sistemático, retorno exigido e o alfa de Jensen, modelo CAPM; d) Modelos multifatoriais: teoria de precificação por arbitragem (APT e outros), fatores de risco (modelo de Fama e French); e) Custo de capital e criação de valor: custo de capital de terceiros, custo de capital próprio, avaliação do custo total de capital, criação de valor; f) Avaliação de empresas e metodologia de avaliação: métodos patrimoniais e critérios de avaliação de ativos, fusões e aquisições, metodologia de avaliação de fluxos de caixa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) leitura antecipada dos textos indicados para cada aula (ver cronograma). O aproveitamento destas leituras será aferido mediante prova oral ao início de cada aula.
b) solução de exercícios e/ou casos a serem aferidos por apresentação oral. (ver cronograma)
c) apresentação, escrita e oral de trabalho de grupo, preparado conforme normas do Departamento e orientação do professor nas datas estabelecidas no cronograma de atividade didática.
d) apresentação, escrita e oral de trabalho individual, preparado conforme normas do Departamento e orientação do professor nas datas estabelecidas no cronograma de atividade didática. Assim sendo, o curso será conduzido mediante entrega, ao aluno, no primeiro dia de aula, da programação didática e das atribuições dos alunos durante o semestre. Observe-se a importância da participação dos alunos através de leituras, exercícios e resolução de casos a serem preparados previamente em casa, e a elaboração de trabalho individual e em grupo a fim de desenvolver a parte prática do curso. A cobrança, priorizando-se alunos relapsos, por provas orais diárias, apresentação de exercícios e as exposições orais do trabalho individual e de grupo objetivam desenvolver a competência expositiva dos alunos. O material de aula da disciplina estará disponível no site do professor www.albertomatias.com.
Critério
Para efeito de aprovação, a avaliação do desempenho dos alunos far-se-á com base na seguinte ponderação :
a) Primeira Prova (parte teórica sem consulta e parte prática com consulta). . . . 10%
b) Segunda Prova (parte teórica sem consulta e parte prática com consulta). . . . 10%
c) Participação Individual (casos, exercícios, e chamada oral). . . . 10%
d) Trabalho Prático Individual (serão avaliados a forma e o conteúdo). . . . . 10%
e) Trabalho Prático de Grupo (serão avaliados a forma e o conteúdo). . . . . 10%
f) Menor Nota das Anteriores. . . . .. . `. . . 50%
Total. . . . . . . .. . . . .100%
Obs. 1. Sendo positiva a nota calculada pelo critério acima, a nota final do aluno será calculada pela média simples; 2. Trabalhos entregues fora de data valerão 50% da nota normal.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.


 
Bibliografia
     
Literatura Básica: ROSS, S.; WESTERFIELD, R.W.; JAFFE, J.F. Administração financeira. Trad. Sanvicente, A.Z. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2015. ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014. Literatura Complementar: ASSAF NETO, A.; LIMA, F.G. Fundamentos de administração Financeira. 3. ed.. São Paulo: Atlas, 2017. ASSAF NETO, A. Matemática financeira: edição universitária. São Paulo: Atlas, 2017. GITMAN, L.J. Princípios de administração financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para LES0718

Clique para consultar o oferecimento para LES0718

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP