O objetivo da disciplina é permitir ao aluno entender e caracterizar os modernos conceitos de qualidade e produtividade, suas interligações e sua importância para as organizações nos dias atuais. Isso conferirá ao aluno a capacidade analítica para interpretar os fatores que influenciam a qualidade e produtividade e propor estratégias e meios de intervenção para aprimorar o desempenho de uma organização.
Evolução, fundamentos e sistemas de gestão da qualidade. Técnicas de gestão da qualidade nas operações de produção. Gestão estratégica da qualidade. Viagens didáticas a empresas/instituições com atividades relacionadas aos estudos da disciplina, oferecendo ao aluno a possibilidade de aprimorar e fixar o conhecimento obtido em sala de aula.
Evolução do conceito e da prática da gestão da qualidade. Fundamentos da qualidade e modelos de gestão. Sistema de gestão da qualidade. Ferramentas para o controle e melhoria da qualidade. Desdobramento da função qualidade (QFD). Análise do modo e do efeito da falha (FMEA). Seis sigma e técnicas aplicadas. Desdobramento e gestão de estratégias de qualidade e melhoria. Sistemas de medição e desempenho. Benchmarking.
Literatura Básica: CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2016. KRAJEWSKI, J.; MALHOTRA, M.; RITZMAN, B. Administração de produção e operações. São Paulo: Pearson, 2017.SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R.; BETTS, A. Gerenciamento de operações e de processos: princípios e práticas de impacto estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2013. TOLEDO, J. C.; BORRÁS, M. A.; MERGULHÃO, R. C.; MENDES, G. H. S. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2014. Literatura Complementar: CARPINETTI, L. C. R.; GEROLAMO, M. C. Gestão da qualidade ISO 9001:2015: requisitos e integração com a ISO 14001:2015. São Paulo: Atlas, 2017. JURAN, J. M. A Qualidade desde o Projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Cengage Learning, 2009. MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Cengage Learning, 2008. PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.