Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES0778 - Gestão da Qualidade I
Quality Management I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é permitir ao aluno entender e caracterizar os modernos conceitos de qualidade e produtividade, suas interligações e sua importância para as organizações nos dias atuais. Isso conferirá ao aluno a capacidade analítica para interpretar os fatores que influenciam a qualidade e produtividade e propor estratégias e meios de intervenção para aprimorar o desempenho de uma organização.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5863920 - Catarina Barbosa Careta
 
Programa Resumido
Evolução, fundamentos e sistemas de gestão da qualidade. Técnicas de gestão da qualidade nas operações de produção. Gestão estratégica da qualidade.
 
Evolution, principles and quality management systems. Techniques of quality management in production operations. Strategic management of quality.
 
 
Programa
Evolução do conceito e da prática da gestão da qualidade. Fundamentos da qualidade e modelos de gestão. Sistema de gestão da qualidade. Ferramentas para o controle e melhoria da qualidade. Desdobramento da função qualidade (QFD). Análise do modo e do efeito da falha (FMEA). Seis sigma e técnicas aplicadas. Desdobramento e gestão de estratégias de qualidade e melhoria. Sistemas de medição e desempenho. Benchmarking.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas escritas e trabalhos individuais e/ou em grupo
Critério
Prova 1 (P1) = peso 3 Prova 2 (P2) = peso 3 Trabalho (T) = peso 3 Lista de exercícios e atividades em sala (E) = peso 1 Será aprovado o aluno que obtiver a Média Final maior ou igual a 5,0. Média Final = (P1 x 0,3) + (P2 x 0,3) + (T x 0,3) + (E x 0,1) Média Final maior ou igual a 5,0 = Aprovado
Norma de Recuperação
Uma prova com toda a matéria lecionada. Estará apto a efetuar a prova de recuperação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de frequência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de recuperação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
Literatura Básica: CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2016. TOLEDO, J. C.; BORRÁS, M. A.; MERGULHÃO, R. C.; MENDES, G. H. S. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2014. Literatura Complementar: CARPINETTI, L. C. R.; GEROLAMO, M. C. Gestão da qualidade ISO 9001:2015: requisitos e integração com a ISO 14001:2015. São Paulo: Atlas, 2017. JURAN, J. M. A Qualidade desde o Projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Cengage Learning, 2009. MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Cengage Learning, 2008. PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R.; BETTS, A. Gerenciamento de operações e de processos: princípios e práticas de impacto estratégico. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
 

Clique para consultar os requisitos para LES0778

Clique para consultar o oferecimento para LES0778

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP