1.Fornecer ao aluno subsídios teóricos e práticos no campo da comunicação aplicada às suas respectivas áreas de atuação. 2. Desenvolver a capacidade expressiva, comunicativa e criativa dos alunos. 3. Desenvolver conhecimentos, competências e habilidades para uso de tecnologias e linguagens da comunicação. 4. Desenvolver reflexões e análises sobre os meios de comunicação, abrangendo estudos sobre seus efeitos e influências. 5. Desenvolver atividades práticas envolvendo experiências com as tecnologias e linguagens da comunicação, no campo da fotografia, e com as mídias (rádio e televisão).
Comunicação humana e interpessoal. Mídia e sociedade: comunicação de massa e sociedade em rede. Linguagem fotográfica e iniciação ao vídeo. Desenvolvimento de projetos.
Unidade 1 - Fundamentos teóricos da comunicação humana: definição, objetivos e âmbito. O processo de comunicação. Fidelidade, ruído na comunicação e determinantes de efeito. Oratória e discurso. Unidade 2 - Mídia e sociedade. Teoria das transições e história das tecnologias da comunicação. Comunicação de massa e sociedade em rede. Unidade 3 – Comunicação aplicada. Linguagem fotográfica: composição e estética. Iniciação ao vídeo: dicas de gravação e edição. Unidade 4: Desenvolvimento de projetos.
Literatura Básica:ADORNO, T. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.BERLO, D.K. O processo de comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 1997.DEFLEUR, M. & BALL-ROKEACH, S. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997DUARTE, J.; BARROS,A. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Ed. Atlas, 2010.MCLUHAN, M. A Galáxia de Gutemberg: a formação do homem tipográfico. 2a. ed. São Paulo: Ed. nacional, 1977.MORAES, D. Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006 POLITO, R. Fale muito melhor. São Paulo: Saraiva, 2003.RÜDIGER, F. As teorias da comunicação. Porto Alegre: Penso, 2011. WEIL, P.; TOMPAKOW, R. O corpo fala. São Paulo: Vozes, 1986.Literatura Complementar:BERLO, D.K. O processo de comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 1997.CÉSAR, C. Rádio: a Mídia da Emoção. São Paulo: Summus, 2005.CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2005.CHAUI, M. Simulacro e poder. Uma análise da mídia. São Paulo: editoria Fundação Perseu Abramo, 2006.CHOMSKY, N. Controle da Mídia. Rio de Janeiro: Graphia, 2003.CIALDINI, R. B. O poder da persuasão. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: HSM, 2006CITELLI, A. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ed. Ática, 1995.DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.DEFLEUR, M. & BALL-ROKEACH, S. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997DUARTE, J.; BARROS,A. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Ed. Atlas, 2010.GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.GOLEMAN, Daniel. Trabalhando com a inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.HILLIS, K. Sensações Digitais. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2003.HOHLFEDELDT, A.; MARTINO, L.C.; FRANÇA, V.V. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petróplois, Vizes, 2008.LEMOS, A. Cibercultura e Mobilidade: a Era da Conexão. Razón y Palabra. Primeira Revista Electrónica em América Latina. Número 41. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/cibermob.pdfLIMA, L.C. Teoria da Cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.LITTLEJOHN, S.W. Fundamentos teóricos da comunicação humana. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, s.d.MARTIN-BARBERO, J. Os exercícios do ver. Hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Senac, 2004. MARTINS, V. Assertividade MARTIRANI, L.A. O vídeo e a pedagogia da comunicação no ensino universitário. In DUPAS, H.P. Pedagogia da Comunicação. São Paulo: Cortez, 1998b, p. 151-195.MARTIRANI, L.A. Videoprodução e educação: experiências e reflexões. Revista Vivência, Natal/UFRN, n. 29, 2005, p.361-366.MARTIRANI, L.A. Comunicação, Educação e Sustentabilidade: o novo campo da Educomunicação Socioambiental. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-1697-2.pdf. Acesso: 15 dez. 2009. MARTIRANI, L.A. Mídia, Ética e Ambientalismo. In ALMEIDA JR.; ANDRADE, T.N. (orgs.). Mídia e Ambiente: estudos e ensaios. São Paulo, Hucitec, 2009a, pp. 62-86. MARTIRANI, L.A. O blog como laboratório para educomunicação socioambiental. Revista do Centro de Educação a Distância, CEAD/UDESC. UDESC VIRTU@L - ONLINE Vol. 2, No 1, 2009b. ISSN 1984-206. Disponível em: http://revistas.udesc.br/index.php/udescvirtualMATTELART, A. & M. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999 MELLO, G. A. Muito além do cidadão kane. Editora: SCRITTA, 1994MEDITSCH, E. O rádio na era da informação. Florianópolis: Insular, ed. da UFSC, 2001, 304p.MININNI, G. Psicologia cultural da mídia. São Paulo: A Girafa: Edições SESC SP, 2008.MONTAIGNE. A Arte de Persuadir. São Paulo Martins Fontes, 2004.MORAES, D. Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006 MORAIS, R. Educação, mídia e meio ambiente. Campinas: editora Alínea, 2004.MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.PEREIRA Jr., L.C. Guia para a edição Jornalística. Petrópolis: Vozes, 2006.POLITO, R. Fale muito melhor. São Paulo: Saraiva, 2003.MORAES, D. Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006RANGEL, J.G. O estudo da violência na televisão. Disponível em: http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/17258/1/R0310-1.pdf RÜDIGER, F. Introdução às teorias da cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2007. SERVA, L. Jornalismo e desinformação. São Paulo: Senac, 2001.SIEBENEICHLER, F.B. Jürgen Habermas: razão comunicativa e emancipação. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. WEIL, P.; TOMPAKOW, R. O corpo fala. São Paulo: Vozes, 1986.WEIL, P.; TOMPAKOW, R. Relações Humanas na Família e no Trabalho. Petrópolis: Vozes, 2003, 52ª. Edição.ZILIOTTO, D.M. (org.). O consumidor: objeto da cultura. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 85-101.