A disciplina objetiva proporcionar ao estudante: 1) Reflexões sobre questões educacionais e sobre os fundamentos da didática; 2) Identificação dos principais modelos do pensamento educacional, seus representantes e as contribuições que cada um dos modelos apresentados oferece à ação educativa do profissional da área de ciências agrárias e biológicas (evolução sóciofilosófica das ideias pedagógicas); 3) Análise e discussão sobre os principais pressupostos teóricos da Didática, e as relações desses como o processo de ensinar e aprender e a estruturação do trabalho docente; 4) Refletir sobre a relação teoria-prática, ao aplicar o conteúdo da didática no contexto das relações entre educação e sociedade, com ênfase especial ao ensino técnico na área de ciências agrárias e ciências biológicas; 5) Entendimento sobre a importância da transposição didática, 6) Conceituar planejamento de ensino e distinguir os diferentes tipos de plano de ensino, bem como suas partes principais; 7) Reconhecer a relação que existe entre as fases que compõem o planejamento de ensino; 8) Desenvolver cada fase do planejamento de ensino, a saber: determinação de objetivos, seleção e organização dos conteúdos, dos procedimentos de ensino, dos recursos de ensino, indicar as competências e habilidades que poderão ser trabalhadas e os procedimentos e técnicas de avaliação do ensino; 9) Estruturar exemplos de planos de ensino atendendo aos itens já relacionados e considerando o campo específico da prática pedagógica; 10) Reconhecer o papel da educação a distância e das novas tecnologias da informação e comunicação, na condução de novos formas de ensinar e aprender; 11) Gestão do ensino e aprendizagem e técnicas de manejo de tempo, espaço e organização da classe; 12) Realizar atividades relacionadas a prática como componente curricular como: planejamento e execução de seminários; estudos dirigidos, resolução de situações problemas advindos de resultados de pesquisas da área educacional; 13) Realizar estágio em escolas de educação básica ou ensino profissional técnico para observação sobre o contexto educativo em escola do ensino formal, para analisar as relações professor – aluno e a abordagem didática realizada em sala de aula, valorizando os conhecimentos pedagógicos do conteúdo; 14) Visitas didáticas a espaços de educação formal e informal para reflexões sobre o contexto didático.
Ensino, Aprendizagem e Didática. Principais modelos de ensino e suas implicações didáticas. A educação e a didática no contexto das relações entre a educação e sociedade. A didática e a educação profissional. Planejamento de ensino: conceitos e tipos de planos. Observação do contexto educativo para analisar as relações professor – aluno e a abordagem didática realizada em sala de aula.
Unidade I. 1) O papel da Didática na formação de educadores; 2) Função social da escola e dos professores; a relação professor-aluno; 3) Pressupostos teóricos da Didática; 4) A didática e a relação ensino-aprendizagem; 5) A estruturação do trabalho docente. Unidade II. 1) A evolução do ideário pedagógico e as implicações decorrentes da adoção de modelos de ensino; 2) As teorias da Educação e o problema da marginalidade social. 3) A concepção de professor reflexivo. Unidade III. 1) Contribuições didáticas provenientes do conhecimento dos modelos de ensino e suas implicações na prática pedagógica do futuro licenciado; 2) Relações professor-aluno na sala de aula. 3) A aula como forma de sistematização do ensino. 4) Transposição didática. 5) A educação a distância e as novas tecnologias da informação e comunicação na pratica pedagógica. Unidade IV e V. 1) Conceito de Planejamento de ensino; 2) Tipos de plano de ensino; 3) Fases do planejamento de ensino: a formulação de objetivos educacionais, seleção e organização dos conteúdos de ensino, seleção dos procedimentos de ensino e experiências de aprendizagem, escolha e utilização dos recursos audiovisuais e seleção do procedimento de avaliação do processo ensino-aprendizagem. Unidade VI. 1) Estruturação de plano de curso, unidade e aula. 2) Gestão escolar, trabalho pedagógico coletivo, conselho de classe, associação de pais e mestres, reforço e recuperação.
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