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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES1302 - Psicologia da Educação I
Educational Psychology I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Disponibilizar aos estudantes espaço para consolidação de conhecimento a respeito da Psicologia como ciência. Apresentar os pressupostos teóricos das diferentes escolas da Psicologia. Compreender do ponto de vista psicológico a relação desenvolvimento e aprendizagem, partindo das diferenças presentes nas pessoas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7723980 - Karina Soledad Maldonado Molina
 
Programa Resumido
1. O conhecimento científico. 2. A Psicologia enquanto campo do conhecimento científico.3 O Behaviorismo: estudo sobre o comportamento. 4. A psicologia genética de Piaget: contribuições para a compreensão do desenvolvimento.
 
1. Scientific knowledge. 2. Psychology as a field of scientific knowledge.3 Behaviorism: study of behavior. 4. Piaget's genetic psychology: contributions to the understanding of development.
 
 
Programa
Introdução a Psicologia. A Psicologia enquanto ciência: sua história e as principais correntes teóricas. A psicologia educacional como campo do estudo. Desenvolvimento humano. As principais escolas da psicologia, elementos históricos e pressupostos teóricos. A relação entre desenvolvimento e a aprendizagem escolar. A disciplina contém 60 horas de Práticas como Componentes Curriculares (PCCs), sendo consideradas atividades voltadas à análise de situações do cotidiano escolar, estudo de casos, discussão de relatos/entrevistas de professores e alunos, elaboração e análise de recursos didáticos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação envolverá: Nota 1= conjunto de atividades realizadas em aula, individualmente, em duplas ou grupos em aula. Nota 2= prova teórica escrita. Nota 3= Apresentação de Seminário Final.
Critério
Será aprovado o estudante que obtiver nota igual ou superior a cinco na média final. A composição da nota final (Média) realizada com a média das 3 notas, sendo: peso 1 para nota 1, peso 2 para as notas 2 e 3.
Norma de Recuperação
O estudante com nota de 4 a 4.9 poderá realizar prova teórica de todo o conteúdo do semestre.
 
Bibliografia
     
Literatura Básica:

BEE, H. A criança em desenvolvimento. 3ª ed. São Paulo: ed. Harbra, 1989.
BOCK, A. M. B. FEURTADO, O. TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. 13ªed. São Paulo: ed. Saraiva, 2.000.
COLL, C. PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia Evolutiva. Vol. 1. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.
FERREIRO, E. Atualidade de Jean Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2001.
FONTANA, R. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
GÓES, M. C. R.; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). A significação nos espaços educacionais: Interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997.
OLIVEIRA, M.K.; SOUZA, D.T. e REGO, T.C. (orgs) Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. SP. Ed. Moderna, 2002.
OLIVEIRA, V.B. & BOSSA, N.A. (org.) Avaliação Psicológica do Adolescente. Petrópolis, Ed. Vozes, 1999.
PAPALIA, D.E. &OLDS, S.W. Desenvolvimento Humano (7a ed.). Porto Alegre, Ed. Art Méd, 2000.
PIAGET, J. PIAGET, J. O Juízo Moral na Criança.São Paulo: Summus Editora, 1994.
SERIO, Tereza Maria de Azevedo Pires. O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. Rev. bras. ter. comport. cogn.,  São Paulo ,  v. 7, n. 2, p. 247-262, dez.  2005 .   Disponível em . acessos em  07  mar.  2022.
SKINNER, B.F. Questões Recentes na Análise Comportamental. Campinas, SP: Papirus. (Originalmente publicado em 1989 pela Merrill Publishing Company), 1991.
___________. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes. , 1998.
 

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