Disponibilizar aos estudantes espaço para consolidação de conhecimento a respeito da Psicologia como ciência. Apresentar os pressupostos teóricos das diferentes escolas da Psicologia. Compreender do ponto de vista psicológico a relação desenvolvimento e aprendizagem, partindo das diferenças presentes nas pessoas.
1. O conhecimento científico. 2. A Psicologia enquanto campo do conhecimento científico.3 O Behaviorismo: estudo sobre o comportamento. 4. A psicologia genética de Piaget: contribuições para a compreensão do desenvolvimento.
Introdução a Psicologia. A Psicologia enquanto ciência: sua história e as principais correntes teóricas. A psicologia educacional como campo do estudo. Desenvolvimento humano. As principais escolas da psicologia, elementos históricos e pressupostos teóricos. A relação entre desenvolvimento e a aprendizagem escolar. A disciplina contém 60 horas de Práticas como Componentes Curriculares (PCCs), sendo consideradas atividades voltadas à análise de situações do cotidiano escolar, estudo de casos, discussão de relatos/entrevistas de professores e alunos, elaboração e análise de recursos didáticos.
Literatura Básica: BEE, H. A criança em desenvolvimento. 3ª ed. São Paulo: ed. Harbra, 1989. BOCK, A. M. B. FEURTADO, O. TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. 13ªed. São Paulo: ed. Saraiva, 2.000. COLL, C. PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia Evolutiva. Vol. 1. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995. FERREIRO, E. Atualidade de Jean Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2001. FONTANA, R. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. GÓES, M. C. R.; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). A significação nos espaços educacionais: Interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997. OLIVEIRA, M.K.; SOUZA, D.T. e REGO, T.C. (orgs) Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. SP. Ed. Moderna, 2002. OLIVEIRA, V.B. & BOSSA, N.A. (org.) Avaliação Psicológica do Adolescente. Petrópolis, Ed. Vozes, 1999. PAPALIA, D.E. &OLDS, S.W. Desenvolvimento Humano (7a ed.). Porto Alegre, Ed. Art Méd, 2000. PIAGET, J. PIAGET, J. O Juízo Moral na Criança.São Paulo: Summus Editora, 1994. SERIO, Tereza Maria de Azevedo Pires. O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. Rev. bras. ter. comport. cogn., São Paulo , v. 7, n. 2, p. 247-262, dez. 2005 . Disponível em . acessos em 07 mar. 2022. SKINNER, B.F. Questões Recentes na Análise Comportamental. Campinas, SP: Papirus. (Originalmente publicado em 1989 pela Merrill Publishing Company), 1991. ___________. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes. , 1998.