Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES1302 - Psicologia da Educação I
Educational Psychology I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
1.	Apresentar o histórico e os fundamentos da psicologia enquanto ciência. Apresentar os pressupostos teóricos das principais escolas da psicologia. 3. Utilizar as contribuições da Psicologia da Educação na compreensão dos alunos em suas semelhanças e diferenças no que diz respeito aos diversos aspectos do seu processo evolutivo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7723980 - Karina Soledad Maldonado Molina
 
Programa Resumido
1. Os diferentes tipos de conhecimento. 2. A Psicologia enquanto campo do conhecimento científico. 3. O Behaviorismo: histórico e pressupostos teóricos básicos. 4. A psicologia sócio histórica de Lev Vygothsky 5. A motivação para a aprendizagem escolar: motivação intrínseca, motivação extrínseca e a teoria da autodeterminação.
 
Types of knowledge; Psychology as a scientific field of study; Psychology schools of thought; Behaviorism: history and fundamental theoretical assumptions; Cultural-Historical Psychology of Lev Vygothsky; Foundations of Sigmund Freud's psychoanalysis; Functional and structural aspects of Piaget's theory.
 
 
Programa
Introdução a Psicologia. A Psicologia enquanto ciência: sua história e as principais correntes teóricas. A psicologia educacional como campo do estudo. Desenvolvimento humano; a visão contextualista - interacionista do processo evolutivo. As principais escolas da psicologia, elementos históricos e pressupostos teóricos. A motivação para a aprendizagem escolar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação envolverá: Nota 1= conjunto de atividades realizadas em aula, individualmente, em duplas ou grupos em aula. Nota 2= prova teórica escrita. Nota 3= Apresentação de Seminário Final.
Critério
Será aprovado o estudante que obtiver nota igual ou superior a cinco na média final. A composição da nota final (Média) realizada com a média das 3 notas, sendo: peso 1 para nota 1, peso 2 para as notas 2 e 3.
Norma de Recuperação
O estudante com nota de 4 a 4.9 poderá realizar prova teórica de todo o conteúdo do semestre.
 
Bibliografia
     
Literatura Básica:

BEE, H. A criança em desenvolvimento. 3ª ed. São Paulo: ed. Harbra, 1989.
BOCK, A. M. B. FEURTADO, O. TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. 13ªed. São Paulo: ed. Saraiva, 2.000.
COLL, C. PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia Evolutiva. Vol. 1. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.
FERREIRO, E. Atualidade de Jean Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2001.
FONTANA, R. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
GÓES, M. C. R.; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). A significação nos espaços educacionais: Interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997.
OLIVEIRA, M.K.; SOUZA, D.T. e REGO, T.C. (orgs) Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. SP. Ed. Moderna, 2002.
OLIVEIRA, V.B. & BOSSA, N.A. (org.) Avaliação Psicológica do Adolescente. Petrópolis, Ed. Vozes, 1999.
PAPALIA, D.E. &OLDS, S.W. Desenvolvimento Humano (7a ed.). Porto Alegre, Ed. Art Méd, 2000.
PIAGET, J. PIAGET, J. O Juízo Moral na Criança.São Paulo: Summus Editora, 1994.
SERIO, Tereza Maria de Azevedo Pires. O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. Rev. bras. ter. comport. cogn.,  São Paulo ,  v. 7, n. 2, p. 247-262, dez.  2005 .   Disponível em . acessos em  07  mar.  2022.
SKINNER, B.F. Questões Recentes na Análise Comportamental. Campinas, SP: Papirus. (Originalmente publicado em 1989 pela Merrill Publishing Company), 1991.
___________. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes. , 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para LES1302

Clique para consultar o oferecimento para LES1302

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP