Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES1302 - Psicologia da Educação I
Educational Psychology I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
1. Apresentar o histórico e os fundamentos da psicologia enquanto ciência. Apresentar os pressupostos teóricos das principais escolas da psicologia. 3. Utilizar as contribuições da Psicologia da Educação na compreensão dos alunos em suas semelhanças e diferenças no que diz respeito aos diversos aspectos do seu processo evolutivo. Entrevistas realizadas pelos licenciandos para estudar a motivação, nas 60 h de Prática como Componente Curricular (PCC).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
827221 - Luciana Buainain Jacob
5553650 - Vânia Galindo Massabni
 
Programa Resumido
1. Os diferentes tipos de conhecimento. 2. A Psicologia enquanto campo do conhecimento científico.3. A motivação para a aprendizagem escolar: motivação intrínseca, motivação extrínseca e a teoria da autodeterminação. 4.O Behaviorismo: histórico e pressupostos teóricos básicos. 5. A psicologia sócio histórica de Lev Vygothsky.
 
Types of knowledge; Psychology as a scientific field of study; Psychology schools of thought; Behaviorism: history and fundamental theoretical assumptions; Cultural-Historical Psychology of Lev Vygothsky; Foundations of Sigmund Freud's psychoanalysis; Functional and structural aspects of Piaget's theory.
 
 
Programa
Introdução a Psicologia. A Psicologia enquanto ciência: sua história e as principais correntes teóricas. A psicologia educacional como campo do estudo. O Behaviorismo: histórico e pressupostos teóricos básicos. A psicologia sócio histórica de Lev Vygothsky. Desenvolvimento humano; a visão contextualista - interacionista do processo evolutivo. As principais escolas da psicologia, elementos históricos e pressupostos teóricos. A motivação para a aprendizagem escolar. Atividades de Prática como Componente Curricular-PCC (60h).
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Apresentação de atividades programadas. 2. Apresentação de seminários. 3. Avaliação Conceitual e 4. Auto avaliação.
Critério
Atividades programadas (peso: 1); seminários (peso: 4); avaliação conceitual (peso: 5) e auto avaliação (peso: 5). A média final será resultado da soma total da pontuação nas respectivas atividades de avaliação e sua divisão por quinze (15).
Norma de Recuperação
Uma prova sobre todo material estudado no semestre.
 
Bibliografia
     
Literatura Básica: BOCK, A. M. B. FEURTADO, O. TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. 13ª ed. São Paulo: ed. Saraiva, 2.000. COLL, C. PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia Evolutiva. Vol. 1. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995. FONTANA, R. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. LA TAILLE, Y et al. Piaget, Vigotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo, Summus, 1992. Literatura Complementar: BEE, H. A criança em desenvolvimento. 3ª ed. São Paulo: ed. Harbra, 1989. COSTA, E.E.M. O Surgimento da Formação de Jovens Rurais: história de uma pedagogia associada ao meio agrícola - as casas familiares rurais. In Peres, F.C. (ed) PROJOVEM: a Experiência de Formação de Jovens Empresários Rurais - Piracicaba; USP/ESALQ/ EXAGRI, 1998. DUBET, F. LE LYCÉENS, Paris, Sevil, 1991. ERIKSON, E. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro. Ed. Guanabara. 1987. FREITAG, B. O indivíduo em formação: diálogos interdisciplinares. São Paulo, Ed. Cortez, 1994. HARGREAVES, A.; EARL, L. e RYAN, J. Educação para Mudança. Recriando a escola para adolescentes. Porto Alegre, Ed. Art Médicas, 2001. HEBERT,M. Convivendo com Adolescentes. R. de Janeiro, Ed. Bertrand 1991. MANTOVANI DE ASSIS, O. Z. Adolescência. Campinas : Laboratório de Psicologia Genética/ Faculdade de Educação/ Unicamp, 2009. OLIVEIRA, M.K.; SOUZA, D.T. e REGO, T.C. (orgs) Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. SP. Ed. Moderna, 2002. OLIVEIRA, V.B. & BOSSA, N.A. (org.) Avaliação Psicológica do Adolescente. Petrópolis, Ed. Vozes, 1999. PAPALIA, D.E. & OLDS, S.W. Desenvolvimento Humano (7a ed.). Porto Alegre, Ed. Art Méd, 2000. PONTES, M. Juventude: Crise, Identidade e Escola. In: Dayrell, J. (org.) Múltiplos olhares sobre Educação e Cultura, Belo Horizonte, UFMG, 1994 VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. VYGOTSKY, L. Linguagem, desenvolvimento e apredizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988. VYGOTSKY, L. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
 

Clique para consultar os requisitos para LES1302

Clique para consultar o oferecimento para LES1302

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP