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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Economia Administração e Sociologia
 
Disciplina: LES1315 - Metodologia do Ensino em Ciências Agrárias I
Teaching Practices in Agrarian Sciences I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 60 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
O objetivo da disciplina é que ao final, orientado pelos conhecimentos apresentados na disciplina, o aluno, desenvolva conhecimentos teórico- práticos por meio da realização do estágio docência com 120 horas. Estes conhecimentos serão desenvolvidos ao se estudar, apresentar e discutir o papel da metodologia de ensino das Ciências Agrárias na educação formal técnica e educação não-formal, explicitando as relações entre concepções de ensino, conteúdos curriculares e metodologias específicas para a área e a gestão pedagógica da sala de aula e da escola. De forma intrínseca a atividade de estágio, a disciplina inclui reflexões sobre o papel da escola rural/campo, técnica, da educação ambiental e do educador na escolha destas metodologias, a fim de que o futuro professor seja capaz de optar, de forma autônoma, pelas metodologias mais adequadas ao seu contexto.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5553650 - Vânia Galindo Massabni
 
Programa Resumido
Prática de ensino supervisionada na escola. Análise, escolha e desenvolvimento das metodologias de ensino em ciências agrárias e as concepções subjacentes, currículos, conteúdos e o preparo teórico - prático para a atividade como professor da escola agrotécnica, capaz de buscar a autonomia profissional.
 
Supervised teaching practice; Analysis, selection and development of teaching practices in agrarian sciences; Curricula, contents, theoretical and practical background for a technical agricultural school professor seeking professional autonomy.
 
 
Programa
Estágio de prática de ensino supervisionado na educação básica (120h), incluindo apoio efetivo ao exercício da docência nos anos finais do ensino fundamental com atividades de gestão do ensino na escola, no ensino básico e educação profissional técnica de nível médio. Elaboração de aulas e regência. Metodologias de ensino e as ciências agrárias; relações entre a concepção de ensino, o contexto e as escolhas metodológicas na educação formal técnica e educação não-formal; Educação do Campo e suas especificidades; a preparação para o trabalho no contexto das políticas educacionais brasileiras; a escola agrotécnica, suas diretrizes curriculares, organização, conteúdos e avaliação do ensino; a aprendizagem e as atividades práticas na formação profissional; a elaboração e o uso de materiais de ensino; educação ambiental e atividades/projetos de preparo para docência, a reflexão e sua aprendizagem para autonomia profissional; a gestão da aula (tempos e espaços escolares), de forma a organizar situações de ensino- aprendizagem efetivas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação envolverá a realização de um projeto de estágio supervisionado em prática de ensino e um relatório deste estágio; entrega de atividades, assiduidade e participação; comporá a nota uma prova escrita relacionada ao conteúdo teórico.
Critério
As atividades e o estágio serão avaliados segundo critérios qualitativos e quantitativos relativos ao planejamento de ensino e respeito aos prazos estabelecidos. As atividades contam crédito-trabalho (leituras, debates, elaboração de aula, entrevistas, etc). Nota 1. Desenvolvimento de Projeto de Estágio em Metodologia do Ensino em Ciências Agrárias e entrega das atividades. Nota 2. Prova escrita. Nota final: Média ponderada das avaliações
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
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Artigos disponíveis em www.polanlacki.com.br
 

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