Espera-se que o aluno vivencie o cotidiano escolar da escola básica em um estágio supervisionado e indique, ao final, ter desenvolvido características profissionais necessárias à docência em Ciências e suas interfaces com as especificidades das Ciências Biológicas e Agrárias. O perfil esperado é saber ensinar considerando a docência uma profissão comprometida com os educandos e com a educação democrática e de qualidade, considerando o caráter permanente de aprendizagem docente. A reflexão sobre a prática por meio do conteúdo teórico-prático da disciplina possibilita reorientação das ações na escola, se necessário e apoia a interpretação e a proposição de intervenções com vistas a construção pessoal da docência. Neste estágio, ocorre a imersão no cotidiano escolar, com acompanhamento da docência, além da realização de intervenções educacionais planejadas em um Projeto de Estágio individual relacionado aos conteúdos das Ciências, na escola, considerando suas interfaces e a interdisciplinaridade.
1)Conteúdo teórico-prático: orientações para a documentação do estágio e boa realização do mesmo e discussões e embasamento teórico da prática a ser vivenciada em Ciências; 2) Estágio supervisionado envolvendo observação, participação e regência de aulas, com registro da vivência. Elaboração de projeto em comum acordo com a escola e em consonância com os pressupostos teóricos aprendidos durante a Licenciatura.
3.1.Conteúdo teórico-prático: orientações para a documentação do estágio e boa realização do mesmo e discussões e embasamento teórico da prática a ser vivenciada. Aspectos a discutir: a) cultura educativa, os alunos, projeto político-pedagógico. b) a escola e seu contexto, infra-estrutura e espaços a serem utilizados em aulas das áreas das Ciências Agrárias e Biológicas e projetos nas Ciências; c) planejamento do ensino com vistas aos processos participativos e democráticos na escola e de valorização do aluno; d) autoridade e autoritarismo docente; e) ensinar e critérios e formas de avaliar em Ciências; f) exemplos de estágios em parceria com escolas; g) relação das situações observadas ao conhecimento teórico (Psicologia, Didática, entre outros) para interpretar as ocorrências escolares e avançar na aprendizagem docente; h) expressão pessoal (formas de agir, crenças, concepções, preconceitos e valores) e a docência nas áreas de Ciências e correlatas; i) análise da gestão da matéria e gestão da classe (tempos e espaços da aula) em Ciências; j) orientação para escolha dos conteúdos e metodologias de ensino para o estágio, considerando os currículos, necessidades dos alunos e premissas de ação, com ênfase nas hortas escolares e espaços verdes da escola. 3.2. Estágio supervisionado: Unidade 1- Observação e análise do contexto escolar e seu registro (Diários). Reflexões sobre a prática observada em diante do contexto educacional mais amplo. Conjuntamente, pode ocorrer o Estágio de Participação. Visa colher elementos e impressões para as regências, colaborar nas atividades de em sala de aula; preparar material didático, exercitando a Língua Portuguesa, se escrito, e com uso das TICs; d) auxilio ao docente na escola, na sua área e(discussões, material de apoio, orientação aos alunos, atividades de reforço, preparo de aulas práticas, correções, entre outras, sempre sob supervisão do professor). Unidade 2- a) Elaboração e Execução do Projeto de Estágio com regências de aulas (Estágio de Docência Supervisionada em Ciências); b) Regência de aulas e apresentação dos resultados do estágio. Cada aluno apresentará um projeto de intervenção para desenvolver na escola básica, de forma a valorizar a interdisciplinar, criatividade, criticidade e envolvimento do aluno da escola, em comum acordo com a instituição e atendendo orientações do curso. O aluno terá a oportunidade de experimentar e refletir as aulas e demais ações desenvolvidas em um relatório de estágio e em um seminário, de forma a contemplar a expressão e uso da Língua Portuguesa falada e escrita. Para as Ciências Agrárias, valorizam-se ações vinculadas à área agrária, incluindo regências em disciplinas correlatas que possuam o conteúdo específico de agrárias, como solos, plantio, geoprocessamento, agricultura, formas sustentáveis de cultivo, arborização e educação ambiental, questões do uso da terra, o trabalho rural, e produtividade, entre outras.
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