Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Fitopatologia e Nematologia
 
Disciplina: LFN0321 - Microbiologia
Microbiology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
- Fornecer informações taxonômicas básicas sobre os principais grupos de microorganismos (fungos, bactérias, protozoários, vírus, viróides e príons) e destacar sua importância para as Ciências Agronômicas e Florestais com exemplos pertinentes a estas áreas.
-Capacitar o aluno em técnicas elementares de microbiologia
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1505492 - Nelson Sidnei Massola Júnior
 
Programa Resumido
Conceitos básicos em Microbiologia; características gerais de bactérias, fungos, vírus e viróides; fisiologia, nutrição e cultivo de microorganismos; controle de microorganismos; microorganismos e sua importância nas Ciências Agronômicas e Florestais.
 
Microbiology basic concepts; Bacteria, fungi, virus and viroid general characteristics; Microorganism physiology, nutrition and cultivation; Microorganism control; Microorganisms and their importance in agricultural and forest sciences.
 
 
Programa
Teórico:
Os cinco períodos da história da Microbiologia. Análise comparativa dos sistemas de classificação de Whittaker e Woese. Seqüências gênicas como cronômetros evolutivos. Achaea e Eubacteria:. Bactérias como ancestrais de organelas celulares: a teoria da Simbiogênese. Fungos: características morfológicas, evolutivas, celulares e importância econômica. Classificação de fungos de acordo com critérios básicos em Zygomycetes, Oomycetes, Basidiomycetes, Ascomycetes, fungos mitospóricos e Myxomycetes. Vírus, viróides e príons. Cultivo de microorganismos: meios de cultura. Controle químico e físico de microorganismos. Técnicas de assepsia e esterilização. Associações microbianas de interesse agronômico e florestal: parasitas e simbiontes. Microorganismos e alimentos: fermentações. Microbiologia da água. Utilização de genes de microorganismos em biotecnologia. Organismos geneticamente modificados

Prático:
Técnicas de microscopia óptica para exame de fungos e bactérias; bactérias: motilidade, morfologia e métodos de coloração; fungos: características morfológicas de representantes dos principais grupos; esterilização; meios de cultura: tipos e preparação; cultivo de bactérias e fungos; fatores que influenciam o desenvolvimento de fungos: fontes de nitrogênio, temperatura e luz; efeito de agentes físicos (pressão osmótica e temperatura) e químicos sobre os microrganismos; nutrição: papel das exoenzimas; relações entre microrganismos: antagonismos microbianos e associações simbióticas com plantas; microbiologia da água: tratamento da água e análise sanitária.
 
 
 
Avaliação
     
Método
provas teóricas e práticas
Critério
Três provas teóricas
Duas provas práticas
OBS: A nota final é obtida pela média das notas das provas práticas somada às notas das provas teóricas e dividido por quatro.
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Pelczar, M.J.; Chan, E.C.S., Krieg, N.R. Microbiologia: conceitos e aplicações. Volumes I e II. Makkron Books, 1996.

Lacaz-Ruiz, R. Manual Prático de Microbiologia Básica. EDUSP, 2000.

Madigan, M.T.; Martinko, J.M.; Parker, J. Brock Biology of Microorganisms. 9th ed. Prentice Hall, 2000.




 

Clique para consultar os requisitos para LFN0321

Clique para consultar o oferecimento para LFN0321

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP