A disciplina visa transmitir conceitos de Patologia Florestal que permitam o aluno reconhecer os principais tipos de doenças que ocorrem em florestas implantadas no país, bem como eleger os princípios e métodos de controle mais apropriados a serem adotados em cada caso.
Princípios gerais e conceitos básicos de Patologia Florestal. Principais tipos de doenças que ocorrem nas árvores florestais e de sombra e seu controle. Deterioração da madeira.
Escopo e importância da Fitopatologia e da Patologia Florestal. Epidemias históricas e seus impactos sócio econômicos: mal-das folhas, vassoura de bruxa e cancro. Natureza e classificação das doenças de plantas. Análise de sintomas e sinais. Postulados de Koch. Ciclo das relações patógeno-hospedeiro. Epidemiologia: a análise do progresso de doenças em populações. Mecanismos de ataque de patógenos e de defesa de plantas. Princípios e métodos de controle de doenças. Doenças de viveiros florestais. Podridões de raízes. Murchas. Cancros e declínios. Manchas e crestamentos foliares. Ferrugens. Oídios . Podridões de cerne de árvores vivas. Patologias de árvores urbanas. Deterioração da madeira: manchas e podridões. Técnicas de isolamento de patógenos. Clínica fitopatológica. Análises de sintomas e sinais. Diagnose de doenças florestais.
Blanchard, R.O. & Tattar, T.A.; 1981. Field and Laboratory Guide to Tree Pathology. Academic Press, New York, 285 pp.Bergamin Filho, H. Kimati, Amorim, L. (Eds). 1995. Manual de Fitopatologia. Vol 1. Ed. Agronômicas Ceres, São Paulo, 919 pp.Ferreira, F.A. 1989. Patologia Florestal - Principais Doenças Florestais no Brasil. Sociedade de Investigações Florestais, Viçosa. 570 pp.Alfenas, A.C.; Zauza, E.A.V.; Máfia, R.G.; Assis, T.F. 2004. Clonagem e Doenças do Eucalipto. Editora UFV, Viçosa, 442 pp.Tattar, T.A. 1978. Diseases of Shade Trees. Academic Press, New York, 361 pp.