Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Genética
 
Disciplina: LGN0215 - Genética
Genetics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
A disciplina de Genética tem como objetivo proporcionar aos alunos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal conhecimentos da ciência da genética em dois níveis principais. Inicialmente, através do desenvolvimento de conhecimentos básicos sobre fenômenos, leis, técnicas experimentais e conceitos gerais desta ciência, visa tornar o aluno capaz de analisar e interpretar resultados referentes à herança de caracteres Mendelianos e complexos, em situações de cruzamentos controlados ou não, comumente praticados no contexto de produção agrícola. Em seguida, com o intuito de prover conhecimentos específicos da área das Agrárias, ou de particular relevância para tal, a disciplina visa a introduzir potenciais aplicações dos conhecimentos em genética ao melhoramento de plantas e animais, no tocante à seleção de indivíduos superiores e ao manejo de variabilidade genética no ambiente agrícola. A disciplina visa também dar o embasamento necessário a disciplinas voltadas à conservação de plantas e animais, ou seja, à conservação do meio ambiente. No momento do curso em que está inserida, a disciplina fornece embasamento crítico para a contextualização de conhecimentos a serem adquiridos em disciplinas aplicadas posteriores, fundamentais à capacitação especializada para a atuação de engenheiros agrônomos e florestais no mercado de trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
60641 - Giancarlo Conde Xavier Oliveira
 
Programa Resumido
Importância e Objetivos da Genética. Genética da Transmissão: herança monogênica e princípios da distribuição independente; interações alélicas e não alélicas; alelos de autoincompatibilidade. Ligação Gênica: recombinação; mapeamento cromossômico. Mutação: mutações de ponto e cromossômicas. Mutação espontânea e induzida. Uso de mutantes na agricultura. Aplicações da Poliploidia. Herança Poligênica e Genética Quantitativa: base genética de caracteres controlados por poligenes; princípios de Genética Quantitativa. Genética de Populações: frequências alélicas e genotípicas; equilíbrio de Hardy-Weinberg; índice de fixação; fatores que alteram frequências alélicas. Coeficiente de endogamia. Desequilíbrio de Ligação. Aplicações de marcadores moleculares. Evolução: seleção natural; teoria sintética da evolução.
 
The Importance and Objectives of Genetics. Transmission Genetics: monogenic inheritance and independent assortment principles; allelic and non-allelic interactions; self-incompatibility alleles. Genetic Linkage: recombination; linkage mapping. Mutation: point and chromosome mutations. Spontaneous and induced mutations. Use of mutants in agriculture. Applications of polyploidy. Polygenic Inheritance and Quantitative Genetics: genetic basis of traits controlled by many genes; principles of Quantitative Genetics. Population Genetics: Allelic and genotypic frequencies; Hardy-Weinberg equilibrium; fixation index; factors that change allelic frequencies. Inbreeding coefficient. Linkage disequilibrium. Molecular marker applications. Evolution: natural selection; modern evolutionary synthesis.
 
 
Programa
Introdução: Importância e objetivos da Genética de plantas e animais. Genética da Transmissão: Histórico das descobertas de Mendel; 1ª Lei de Mendel; conceitos de fenótipo, genótipo, conceito clássico de gene, metodologia de análise genética clássica (cruzamentos e análise de progênies). Alelismo múltiplo e alelos de autoincompatibilidade em plantas; cruzamento teste; retrocruzamento; interação alélica (dominância, codominância, sobredominância). Aplicação do teste do X2 em Genética. Segregação independente: cruzamentos digênicos, trigênicos, etc...; experimentos de Mendel referentes à 2ª Lei. Recombinação genética: número de genótipos, fenótipos e tipos de gametas possíveis com a alelos e n locos; Interações não alélicas (epistasia); relação entre genes e as vias bioquímicas. Ligação Gênica: Permuta, cromossomos e gametas parentais e recombinantes com genes ligados; provas clássicas de que a recombinação genética corresponde à recombinação cromossômica; símbolos usados para genes ligados; mapeamento genético, cruzamentos envolvendo dois ou mais genes. Mutação: Conceitos e importância; mecanismos de origem, espontâneos e induzidos; mutações de ponto e estruturais; elementos transponíveis; mutações numéricas: poliploidia e aneuploidia; aplicações da poliploidia, incluindo efeito gigas e produção de plantas sem sementes; somática e germinativa; agentes mutagênicos; obtenção de mutantes; uso de mutantes espontâneos e induzidos na agricultura. Herança Poligênica e Genética Quantitativa: Base genética de caracteres controlados por poligenes; contraste entre genes principais (de efeitos maiores) e poligenes e entre caracteres com distribuição contínua e distribuição discreta; médias; variâncias; distribuição normal. Decomposição da variância fenotípica em seus componentes (genético e ambiental). Herdabilidade no sentido amplo; seleção artificial e ganho genético; vigor do híbrido. Genética de Populações: Conceito geral de populações; panmixia; estrutura genética de populações; frequências alélicas, genotípicas e gaméticas em populações panmíticas. Obtenção de frequências alélicas e gaméticas a partir de frequências genotípicas. Equilíbrio de Hardy-Weinberg; uso do teste do X2 para verificar a existência do equilíbrio de H.W; fatores que alteram o equilíbrio: seleção, deriva, mutação e migração. Seleção contra o homozigoto recessivo. Seleção contra um alelo dominante. Conceito de endogamia e autozigose; cálculo do coeficiente de endogamia (F). Conceito de desequilíbrio de ligação. Aplicações dos marcadores moleculares: mistura de sementes. Lei de Proteção de Cultivares. Evolução: Charles Darwin e a “Origem das espécies”; definição darwiniana de seleção natural. Darwinismo e Mendelismo. A Teoria Sintética. Mutação e recombinação; seleção natural; deriva genética aleatória; migração e fluxo gênico. Isolamento reprodutivo e especiação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão aplicadas 2 (duas) provas escritas ao longo do semestre letivo: uma ao final do primeiro bimestre e outra ao final do segundo bimestre. Será aplicada também uma prova repositiva, para o aluno que não fez uma das provas. Poderão ser aplicadas atividades semanais desenvolvidas fora da sala de aula, incluindo testes semanais on line, ou envolvendo atividades de avaliação de materiais em campo, leituras programadas e confecção de relatórios.
Critério
A média final será calculada pela média aritmética das notas das duas provas e de eventuais atividades adicionais.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
CUMMINGS, M.R.; KLUG, W.; PALLADINO, M.A.; SPENCER, C.A. (2010) Conceitos de genética. Artmed, 9a edição.
GRIFFITHS, A.J.F.; WESSLER, S.R.; CARROLL, S.B.; DOEBLEY, J. (2013) Introdução à Genética. Guanabara Koogan, 10a edição. 736 p.
RAMALHO, M.A.P.; SANTOS, J.B.; PINTO, A.B.P.; SOUZA, E.A.P.; GONÇALVES, E.M.A.; SOUZA, J.C. (2012). Genética na Agropecuária. UFLA, 5ª edição. 565p.
SNUSTAD, D.P.; SIMMONS, M.J. (2008) Fundamentos de Genética. Guanabara Koogan, 4a edição. 922p.

LIVRO TEXTO RECOMENDADO
GRIFFITHS, A.J.F.; WESSLER, S.R.; CARROLL, S.B.; DOEBLEY, J. (2013) Introdução à Genética. Guanabara Koogan, 10a edição. 736 p.
(Comentário sobre esta obra: Introdução à Genética enfatiza a força e a abrangência da abordagem genética na pesquisa biológica e suas aplicações. Em suas muitas edições, o texto foi revisado e atualizado à medida que a força da análise genética tradicional estendeu-se com a introdução da tecnologia do DNA recombinante e em seguida da genômica. Na 10ª edição, incorporou-se a prática da genética moderna nos novos capítulos sobre genética de populações e a herança de traços complexos.
 

Clique para consultar os requisitos para LGN0215

Clique para consultar o oferecimento para LGN0215

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP