Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Genética
 
Disciplina: LGN0232 - Genética Molecular
Molecular Genetics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
A disciplina de GENÉTICA MOLECULAR (LGN0232) é um dos cursos de formação básica e também da ESALQ. Atende aos estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal. O curso se propõe a desenvolver os tópicos básicos da Genética Molecular através de aulas teóricas e práticas, enfatizando avanços recentes de novas técnicas biotecnológicas suas aplicações na Agropecuária e no setor Florestal. É uma disciplina pré-requisito fundamental a disciplina obrigatória oferecida pelo Departamento de Genética (Melhoramento de Plantas). Possui carga horária de 2 horas/aula semanais. O crédito trabalho é aplicado em complementação de leituras programadas, preparo do trabalho de curso de apresentação oral, e preparo de relatórios sobre as atividades realizadas em laboratório. O objetivo é dar aos alunos conhecimentos básicos sobre a biologia molecular necessários para entender as aplicações mais recentes no campo da biotecnologia em diversas áreas de conhecimento apresentando um perfil interdisciplinar, sendo assim uma disciplina de suma importância na formação profissional dos alunos da ESALQ. As aulas teóricas apresentam o detalhamento sobre o DNA como material genético; isolamento e clonagem de genes; estrutura do gene de procariotos e eucariotos; mecanismos da transcrição e da tradução; regulação da expressão gênica; genômica funcional, incluindo uma abordagem aplicada em diferentes áreas do conhecimento, mas principalmente em Genética, Melhoramento e Biotecnologia e conceitos técnicos sobre a produção de plantas geneticamente modificadas. A disciplina representa também uma oportunidade para o aluno aprender o que é pesquisa científica, ou seja, a procura de explicações para os fenômenos que são observados na natureza. O conhecimento básico representa a origem de toda tecnologia aplicada. A Genética Molecular é uma ciência básica que depende dos conhecimentos adquiridos sobre a biologia da célula, necessários para entender todos vários processos desenvolvidos no âmbito da biotecnologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3294216 - Maria Carolina Quecine Verdi
6765297 - Maria Leticia Bonatelli
 
Programa Resumido
Introdução ao curso: apresentação dos objetivos do curso, o que os organismos vivos têm em comum, diversidade genética e onde a informação sobre a diversidade é encontrada. Aplicação dos estudos em genética molecular (Biotecnologia). Revisão: estrutura e função do DNA, replicação, transcrição e tradução. A natureza do gene e Estrutura molecular do gene: definição de gene (uma abordagem molecular), elementos que compõem a estrutura do gene, diferenças entre genes de eucarioto e procarioto, organização dos genes nos genomas de eucariotos e procariotos, tamanho de genomas x complexidade. Tecnologia do DNA Recombinante. Histórico. Enzimas de Restrição. Eletroforese. Vetores de clonagem (origem e características), clonagem molecular dependente de células, transformação bacteriana e teoria da PCR (clonagem independente de células). Transgenia em plantas, métodos de transformação de plantas (biobalística e Agrobacterium tumefasciens) e cultura de tecidos, criação de uma linhagem transgênica e utilização em programas de melhoramento, exemplos do processo de criação de transgênicos com diferentes construções sintéticas e a nova técnica de CRISPR- CAS9. Conceitos de ômicas: genômica x transcriptômica e a metagenômica. Identificação de sequências de DNA e RNa por meio das técnicas de blotting e a tecnologia do sequenciamento do DNA. Introdução aos bancos de dados biológicos contendo informações sobre sequências de DNA e proteínas: aprendizagem na leitura das informações biológicas em um banco de dados de sequências de DNA. Comparação de sequências. Genética de Microrganismos e suas diversas aplicações biotecnológicas e Marcadores Moleculares no melhoramento e em estudos de conservação.
 
DNA as genetic material; Gene isolation and cloning; Prokaryotes and eukaryotes gene structure; Mutations; Transcription and translation mechanisms; Gene expression regulation; Functional genomics.
 
 
Programa
1. Introdução ao curso: apresentação dos objetivos do curso, o que os organismos vivos têm em comum, diversidade genética e onde a informação sobre a diversidade é encontrada. Aplicação dos estudos em genética molecular (Biotecnologia); 2. Estrutura e função do DNA, replicação, transcrição e tradução. A natureza do gene e Estrutura molecular do gene: definição de gene (uma abordagem molecular), elementos regulatórios que compõem a estrutura do gene, diferenças entre genes de eucarioto e procarioto, organização dos genes nos genomas de eucariotos e procariotos, tamanho de genomas x complexidade; 3. Tecnologia do DNA Recombinante: Histórico e Enzimas de Restrição; 4. Tecnologia do DNA Recombinante: Vetores de clonagem e hospedeiros (origem e características); 5. Clonagem independente de células vivas: PCR. 6. Transgenia em plantas, métodos de transformação de plantas (biobalística e Agrobacterium tumefasciens), cultura de tecidos, criação de uma linhagem transgênica e utilização em programas de melhoramento, exemplos do processo de criação de transgênicos com diferentes construções sintéticas; 7. Estudo das ômicas: genômica x transcriptômica e a metagênomica; 8. Genética de Microrganismos e suas aplicações biotecnológicas; 9. Introdução aos bancos de dados biológicos contendo informações sobre sequências de DNA e proteínas: aprendizagem na leitura das informações biológicas em um banco de dados de sequências de DNA. Comparação de sequências; 10. Marcadores Moleculares no melhoramento e em estudos de conservação; 11. Novas descobertas em Genética Molecular.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação constará de duas provas escritas e trabalhos individuais e em grupo.
Critério
A média final será calculada pela média aritmética das notas das provas e de todas as atividades de trabalhos.
Norma de Recuperação
não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Literatura Básica: Alberts, B.; Bray, D.; Hopkin, K.; Johnson, A.; Lewis, J.; Raff, M.; Roberts, K.; Walter, P. 2011. Fundamentos da Biologia Celular. 3ª Edição brasileira. Artmed, Porto Alegre. Lodish, H.; Berk, A.; Matsudaira, P.; Kaiser, C.A.; Krieger, M.; Bretscher, A.; Ploegh, H. Amon, A.; Scott, M.P. (2012). Biologia Celular e Molecular. 7ª Edição. Artmed, Porto Alegre Borém, A.; Fritsche-Neto, R. 2013. Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento de Plantas. 1o Edição, Produção Independente, Viçosa. Menck, C.F.M.; Van Sluys, M.A. 2017. Genética Molecular Básica: dos genes aos genomas. Editora Guanabara Koogan. Literatura Complementar: Textos científicos de jornais e revistas sobre descobertas atuais relacionadas à genética molecular que auxiliam na formação e senso critico do aluno.
 

Clique para consultar os requisitos para LGN0232

Clique para consultar o oferecimento para LGN0232

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP