Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Genética
 
Disciplina: LGN0313 - Melhoramento Genético
Plant Breeding

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Elucidar a importância do desenvolvimento de cultivares para o agronegócio e proporcionar a compreensão da base genética dos métodos de melhoramento. Além disso, buscar-se-á discutir a utilização tecnologias associadas para auxiliar o desenvolvimento de cultivares, em espécies anuais, semi-perenes e perenes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
707464 - Jose Baldin Pinheiro
5805052 - Roberto Fritsche Neto
 
Programa Resumido
Importância e objetivos do melhoramento. Gemoplasma. Base genética de caracteres quantitativos. Interação genótipo-ambiente. Experimentação em genética e melhoramento. Tipos de cultivares. Sistemas reprodutivos. Métodos de obtenção de cultivares de espécies de propagação vegetativa, autógamas e alógamas.
 
Plant breeding importance and objectives; Gemoplasma; Phenotypic variation components; Heritability and genetic progress coefficient; Genotype interaction with environment; Experiments in genetics and breeding;Reproductive systems; Vegetative propagation, autogamous and alogamous species breeding; Commercial hybrids.
 
 
Programa
Importância, objetivos do melhoramento genético e perfil do melhorista. Sistemas reprodutivos e suas relações com o melhoramento.Origem e evolução das espécies cultivadas, Domesticação e Bancos de Germoplasma. Base genética de caracteres quantitativos. Componentes da variação fenotípica, coeficientes de herdabilidade e progresso com seleção. Interação genótipo por ambiente.Técnicas experimentais aplicadas ao melhoramento. Lei de proteção de cultivares. Teoria das linhas puras e seleção massal. Escolha de genitores e tipos de progênies. Melhoramento de espécies autógamas: estrutura genética das populações, tipos de cultivares, geração de variabilidade e métodos de seleção: método genealógico, método da população, método SSD e método do retrocruzamento. Melhoramento de espécies de propagação vegetativa: estrutura genética das populações, tipos de cultivares, geração de variabilidade e etapas da seleção.Melhoramento de espécies alógamas: estrutura genética de populações, tipos de cultivares e procedimentos para o desenvolvimento de cultivares híbridos: obtenção e melhoramento de linhagens e avaliação de linhagens. Seleção recorrente: conceitos básicos, etapas e importância para o melhoramento genético. Manejo de cultivares transgênicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Duas provas escritas e uma avaliação relacionada às atividades do crédito trabalho.
Critério
Duas provas escritas e uma avaliação relacionada às atividades do crédito trabalho.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação
 
Bibliografia
     
Literatura Básica: Borém, A.; Miranda G.V.; Fritsche-Neto, R. Melhoramento de plantas. (7ed). Viçosa: Editora UFV, 2017. 543p. Nass, L.L.; Valois, A.C.C.; Melo, I.S.; Valadares-Inglis, M.C. Recursos Genéticos e Melhoramento de Plantas. Rondonópolis: Fundação MT, 2001, 1183 p. Literatura Complementar: Borém, A. Melhoramento de espécies cultivadas (2ed.). Viçosa: Editora UFV, 2005, 969p. Borem A.; Fritsche-Neto, R. Biotecnologia aplicada ao melhoramento de plantas. Visconde do Rio Branco, Editora Suprema, 2012. 335p.
 

Clique para consultar os requisitos para LGN0313

Clique para consultar o oferecimento para LGN0313

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP