Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Genética
 
Disciplina: LGN0615 - Estágio Supervisionado em Genética I
Supervised Training In Genetics I

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 105 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação: 14/07/2019

Objetivos
A disciplina visa dar condições para que o graduando tome contato com as diversas áreas da Genética, bem como aprofunde seus conhecimentos teóricos e práticos a respeito de metodologia de pesquisa, análise de experimentos e redação científica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
52026 - Antonio Augusto Domingos Coelho
 
Programa Resumido
LGN 114 - Introdução à Biologia Celular. Métodos de estudo da célula (microscopia, técnicas de preparo de lâminas, métodos moleculares). Morfologia da célula de procariotos e eucariotos. Estudo dos componentes moleculares. Biossíntese dos ácidos nucléicos e de proteínas. Membrana plasmática e parede celular. Mitocôndrias e cloroplastos. Núcleo e cromossomos: estrutura da cromatina, tipos de cromossomos, estudo do cariótipo. Divisão celular: mitose e meiose. Aberrações estruturais e numéricas (poliploidia) dos cromossomos.  LGN 215 - Importância e objetivos da Genética. Genética da Transmissão: herança monogênica e princípios da distribuição independente; interações alélicas e não alélicas;  alelos de auto incompatibilidade. Ligação gênica: recombinação; mapeamento cromossômico; teste de 3 pontos; permuta dupla; interferência.  Herança Poligênica: base genética de caracteres controlados por poligenes; princípios de Genética Quantitativa. Genética de Populações: frequências alélicas e genotípicas; equilíbrio de Hardy-Weinberg; endogamia. Evolução: seleção natural; teoria sintética da evolução. Bases moleculares da hereditariedade: natureza e estrutura do gene; mutação; regulação gênica; herança extracromossômica; biotecnologia.  LGN 313 - Importância e objetivos do melhoramento. Germoplasma. Componentes da variação fenotípica. Coeficiente de herdabilidade e progresso genético. Interação genótipo com ambiente. Experimentação em genética e melhoramento. Sistemas reprodutivos. Melhoramento de espécies autógamas: estrutura genética, seleção massal, teste de progênies, método genealógico, população, SSD e retrocruzamento, seleção recorrente e híbridos. Melhoramento de espécies alógamas: estrutura genética, seleção recorrente, seleção massal, seleção de progênies de meios irmãos e irmãos germanos. Híbridos. Melhoramento de espécies de propagação vegetativa, perenes, e para resistência à pragas e moléstias. Técnicas adicionais de geração de variabilidade.
 
 
 
Programa
Mutagênese em plantas, cultura de tecidos vegetais. Genética e Melhoramento de Microorganismos. Genômica de Microrganismos. Regulação metabólica, fotossíntese, respiração, metabolismo do nitrogênio e genética molecular de plantas. Genética e melhoramento vegetal, genética quantitativa, melhoramento de milho e melhoramento de soja. Genética ecológica e evolução, análise evolutiva em espécies selvagens (arroz). Biologia molecular e celular de plantas. Citogenética vegetal. Genética e ecologia humana. Genética e melhoramento de aves.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A nota final se dará pela avaliação de relatório ao final do período do estágio
Critério
A média final será igual a nota conferida ao relatório final.
Norma de Recuperação
não se aplica
 
Bibliografia
     
A cargo do professor orientador.
 

Clique para consultar os requisitos para LGN0615

Clique para consultar o oferecimento para LGN0615

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP