Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de Lorena
 
Ciências Básicas e Ambientais
 
Disciplina: LOB1023 - Introdução à Programação de Computadores
Introduction to Computer Programming

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1996 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Apresentar ao aluno a programação de computadores - a necessidade do raciocínio lógico e as linguagens de programação. Uma disciplina autônoma que trata de uma metodologia para o raciocínio construtivo, aplicável a quaisquer problemas providos de uma solução algorítmica. Habilitar o aluno às linguagens algorítmicas de programação de alto nível, mais especificamente a Linguagem C.
 
 
 
Programa Resumido
01. Fundamentos da Computação
02. Visão Geral da Linguagem de Programação C
03. Estrutura Principal e Comandos Básicos da Linguagem C
04. Metodologia de Programação - Algoritmos Estruturados
05. Comandos de Controle de Fluxo ( seleção/repetição ) em C 
06. Funções em C
07. Estruturas de Dados Homogêneas: Vetor (Array unidimensional) e Matriz(bidimensional)
08. Comandos Complementares da Linguagem C.
 
 
 
Programa
01. Fundamentos da Computação
Evolução da Ciência da Computação. Noções Básicas de Sistemas de Computação. Sistemas Numéricos: Decimal, Binário, Octal e Hexadecimal. Programas e Linguagem de Programação.
02. Visão Geral da Linguagem C
Ambientes de programação da Linguagem C.
03. Estrutura Principal e Comandos básicos da linguagem C
Tipos básicos de dados, Contantes e Variáveis. Identificadores. Operadores e expressões. Comandos de Entrada e Saída.
04. Metodologia de Programação - Algoritmos Estruturados
Elementos básicos da teoria e da construção de algoritmos. 
Estruturas de Controle: - Seqüencial, - Seleção, - Repetição.
05. Comandos de Controle de Fluxo em C
Comandos de Seleção, de Repetição e de Desvios. Comandos de Expressões. Blocos de Comandos.
06. Funções em C
Forma geral de uma função. Tipos de funções em C. Argumentos de Função. O comando Return.
07. Estruturas de Dados Homogêneas
Vetor (Array unidimensional) e Matriz (bidimensional)
08. Comandos Complementares da Linguagem C
Pré-processador C. Biblioteca de funções. Ponteiros.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Duas Provas de Avaliação: P1 : 1º Bimestre P2 : 2º Bimestre
Critério
- Para o cálculo da Média (M): M= ( P1 + 2 x P2 ) / 3
Norma de Recuperação
- Uma Prova de Avaliação da Recuperação ( PR ) para, nesse caso, compor a Média Final ( MF ): MF = ( M + PR ) / 2
 
Bibliografia
     
1. NORTON, P., " Desvendando o PC " 
2. TREMBLAY, P., " Ciência dos Computadores "
3. SCHEID, F., "Introdução à Ciência dos Computadores "
4. FARRER, H., et al. - " Algoritmos Estruturados "
5. GUIMARÃES & LAGES, " Algoritmos e Estruturas de Dados "
6. VICTORINE, V. M., " Treinamento de Linguagem C -Curso Completo ", vol 1 e 2
7. JAMSA, K., KLANDER, L.,  "Programando em C/C+  - A Bíblia"
 

Clique para consultar os requisitos para LOB1023

Clique para consultar o oferecimento para LOB1023

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP