Possibilitar aos alunos da disciplina o conhecimento necessário para a utilização dos conceitos da psicologia em ambiente de trabalho. Favorecer o reconhecimento das necessidades dos trabalhadores tanto na sua área de atuação quanto nos relacionamentos humanos que terá na empresa. Promover estratégias para o desenvolvimento de competências transversais necessárias ao futuro engenheiro: comunicação eficaz, trabalho em equipe, comprometimento, iniciativa, responsabilidade, ética, entre outras.
1 - Introdução a Psicologia aplicada ao trabalho. 2 - Conceito de Comunicação. 3 - Relações Humanas no Trabalho. 4 - Psicologia nas Organizações de Trabalho: grupos e equipes. 5 - Recrutamento e Seleção. 6 - Motivação. 7 – Liderança. 8 – Treinamento e Desenvolvimento. 9- Avaliação de desempenho.
1.Introdução: conceituar psicologia como ciência e como aplicação; a psicologia aplicada ao trabalho. A psicologia nas relações humanas no trabalho. 2.Conceito de Comunicação: sistemas, funções, axiomas da comunicação humana. Processos de comunicação e o convívio sócio-comunicacional na empresa. 3.Relações Humanas no Trabalho: relações humanas em grupos; como participar de um grupo de trabalho, trabalho em equipe, dinâmicas grupais. 4.Psicologia nas Organizações de Trabalho: conceitos de organização e de trabalho. Organização e trabalho e sua importância na saúde mental e produtividade do trabalhador: estresse, síndrome de burnout, síndrome de Karoshi; L.E.R.; qualidade de vida; assédios sexual e moral no ambiente de trabalho. 5.Recrutamento e Seleção: recrutamento e seleção de pessoal; colocação e acompanhamento; avaliação de desempenho; medidas de avaliação e sua importância na seleção; experiências práticas em sala de aula como facilitadoras do processo de seleção. 6.Motivação: as necessidades básicas e psicológicas do ser humano; motivação e conflitos; fatores esquecidos como motivadores na empresa: inveja, ciúme, medo, abuso de poder. Avaliação de motivação. 7. Liderança: definição, teorias e desenvolvimento de lideranças 8. Treinamento e Desenvolvimento: definição, diferenciação, etapas, dificuldades 9. Avaliação de desempenho: definição, tipos, periodicidade, importância
1.ROBBINS, S. P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 8ª. Ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 2.CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel da Gestão do Talento Humano. 5ª.ed., São Paulo: Atlas, 2020. 3.SHILD, M (trad) A arte de dar feedback. Harvard Business Review. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 4.BROWNIE, S. HR on Purpose: Developing Deliberate People Passion — Steve Browne. Alexandria: Society for Human Resource Management, 2017. 5.BERGAMINI, C.W. Motivação nas Organizações.7ª.Ed. São Paulo: Atlas, 2018. 6.ROSENBERG, M.B. Comunicação Não-Violenta. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.