Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de Lorena
 
Ciências Básicas e Ambientais
 
Disciplina: LOB1045 - Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
Reading and writing in academic contexts

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao aluno o conhecimento dos gêneros por meio dos quais ele deverá agir linguisticamente no espaço acadêmico (Objetivo Geral); 2. Ler e redigir resumos acadêmicos e relatórios de pesquisa experimental, além de reconhecer as características de uma resenha (Objetivo Específico); 3. Dominar técnicas de escrita adequadas aos gêneros acadêmicos (Objetivo Específico).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5840514 - Graziela Zamponi
 
Programa Resumido
O texto escrito da esfera acadêmica. Gêneros acadêmicos.
 
 
 
Programa
1. O texto escrito na esfera acadêmica
Aspectos constitutivos do texto escrito
Fatores de legibilidade
Coesão
2. Gêneros acadêmicos
Noções de gêneros. Gêneros acadêmicos
Resumo e resenha
Relatório de pesquisa experimental
 
 
 
Avaliação
     
Método
N 1 = Prova= 10,0
N 2 = 1ª NP + 2ª NP (ver abaixo)
Critério
1ª Nota Parcial - Resumo= 5,0
2ª Nota Parcial - Relatório=5,0 NOTA FINAL = N1 + N2/ 2
Norma de Recuperação
Ao aluno que não alcançar a média 5,0 (cinco) no final do período letivo será dada uma recuperação, por meio de uma prova.
 
Bibliografia
     
1. FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Oficina de texto. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
2. ILARI, Rodolfo. Introdução à Semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.
3. ______. Introdução ao estudo do léxico: brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2002.
4. KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 4.ed. Campinas: Pontes, 1995.
5. KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2001.
6. LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. São Paulo: Contexto, 2007.
7. MACHADO, A.R (coord.); LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
8. ______. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
9. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2000.
10. SERAFINI, Maria José. Como escrever textos. 5.ed. São Paulo: Globo, 1992.
 

Clique para consultar os requisitos para LOB1045

Clique para consultar o oferecimento para LOB1045

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP