Propiciar ao aluno o conhecimento dos gêneros por meio dos quais ele deverá agir linguisticamente no espaço acadêmico (Objetivo Geral); 2. Ler e redigir resumos acadêmicos e relatórios de pesquisa experimental, além de reconhecer as características de uma resenha (Objetivo Específico); 3. Dominar técnicas de escrita adequadas aos gêneros acadêmicos (Objetivo Específico).
O texto escrito da esfera acadêmica. Gêneros acadêmicos.
1. O texto escrito na esfera acadêmica Aspectos constitutivos do texto escrito Fatores de legibilidade Coesão2. Gêneros acadêmicos Noções de gêneros. Gêneros acadêmicos Resumo e resenha Relatório de pesquisa experimental
1. FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Oficina de texto. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.2. ILARI, Rodolfo. Introdução à Semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.3. ______. Introdução ao estudo do léxico: brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2002.4. KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 4.ed. Campinas: Pontes, 1995.5. KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2001.6. LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. São Paulo: Contexto, 2007.7. MACHADO, A.R (coord.); LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.8. ______. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.9. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2000.10. SERAFINI, Maria José. Como escrever textos. 5.ed. São Paulo: Globo, 1992.