A disciplina visa apresentar aos estudantes conceitos e técnicas essenciais para o desenvolvimento e gestão da criatividade visando a solução de problemas e a promoção da inovação sistemática.
Solução de problema. Fundamentos de TRIZ. Contradições técnicas e físicas. Análise de recursos. Padrões inventivos e modelo substancia-campo. Algoritmo de resolução de problemas inventivos. Evolução de sistemas. Ferramentas para vencer a inercia mental. Processo de resolução de problemas.
1) Enfoques tradicionais de solução de problema: tentativa e erro, brainstorming, seis chapéus.2) Fundamentos de TRIZ: histórico, bases teóricas, níveis de inovação, ferramentas, estruturação sistemática, idealidade do sistema.3) Contradições técnicas e físicas: conceito de contradição, contradição física, contradição técnica, matriz de contradições.4) Análise de recursos: substancia, campo energético, espaço, tempo, informação, recursos funcionais.5) Padrões inventivos e modelo substancia-campo: regras, solução padrão.6) Algoritmo de resolução de problemas inventivos (ARIZ): modelo de problemas, passos.7) Evolução de sistemas: leis de evolução, leis estáticas, leis cinemáticas, leis dinâmicas.8) Ferramentas para vencer a inercia mental: 9 janelas, pequenos homens, sistemas alternativos, operadores de tamanho, tempo e custo.9) Processo de resolução de problemas.
AZNAR, G. Ideias - 100 Técnicas de Criatividade. São Paulo: Summus. 2011. 256 p.BARLACH, Lisete. "A Criatividade Humana sob a Ótica do Empreendedorismo Inovador". Tese de Doutorado. Sp: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2009. GURGEL, M.F. Criatividade & inovação: uma proposta de gestão da criatividade para o desenvolvimento da inovação. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006, 193 p. (Dissertação. Mestrado em engenharia de produção).SIQUEIRA, J. Criatividade Aplicada: habilidades e técnicas essenciais para a criatividade,inovação e solução de problemas (3ª Edição). Siqueira Assessoria Empresarial. 2012. 113p. Disponível em < http://criatividadeaplicada.com/>.PREDEBON, J. Criatividade (7ª Edição). São Paulo: Atlas. 2010. 246p.UE (Unión Européia). Guía de buenas prácticas en materia de creatividad empresarial. Madrid: SUDOE.125p. (Publicado en el marco del proyecto Crea-Business-Idea del Programa SUDOE Interreg IV B).• Bibliografia Complementar:AMORIM, M.C.S.; FREDERICO, R. Criatividade, inovação e controle nas organizações. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 42, n. 1 e 2, p. 75-89, 2008.Baille, C., Enhancing Creativity in Science & Engineering, LTSN Composites Workshop, London, May 16, 2002.Campbell, Brian, If TRIZ is Such a Good Idea, Why Isn't Everyone Using It?, The TRIZ Journal, April 2002.Comments On: Campbell, Brian, If TRIZ is Such a Good Idea, Why Isn't Everyone Using It?, The TRIZ Journal, April 2002.Filmore, Paul, The Real World: TRIZ in Two Hours for Undergraduate and Masters Level Students!, Proceedings of TRIZCON2006, Milwaukee, Wisconsin, U.S.A, April 4-5, 2006. Filmore, Paul, Thomond, P., Why Reinvent the Wheel? The Efficacy of Systematic Problem Solving Method TRIZ and Its Value for Innovation in Engineering and Its Implications for Engineering Management, Hong Kong Institute of Value Management, 7th International Conference, June 2005.KELLEY, T.; LITTMAN, J. As 10 faces da inovação: estratégias para turbinar a criatividade. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier. 2007. 280 p.Kim, D.H., The Link Between Organizational and Individual Learning, Sloan Management Review, Fall 1993, pp 37-50.Kolb, D.A., Experiential Learning. Experience as the Source of Learning and Development, Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1984.Lumsdaine, E., Lumsdaine, M., Creative Problem Solving: Thinking Skills for a Changing World, McGraw-Hill, 1995.Mann, Darrell, The Space Between “Generic” and “Specific” Problem Solutions, The TRIZ Journal, June 2001.Mann, Darrell, Hands-On Systematic Innovation, CREAX Press, 2002, ISBN 90-77071-02-4. Mistry, J., White, F., and Berardi, A., Skills at Masters' Level in Geography Higher Education: Teaching, Learning and Applying, Planet 16, The Higher Education Academy: GEES, July 2006. NIZO, R. Foco e criatividade: fazer mais com menos. São Paulo: Summus. 2009. 120 p. RICKARDS, T. Creativity and problem solving at work. Gower: Aldershot, 1997. Robinson, M., Problem Solving in Groups, 2nd Ed, Gower, United Kingdom, 1993. Senge, P., The Fifth Discipline: the Art and Practice of the Learning Organisation, Century Business, 1990.Wu, Tzann-Dwo, The Study of Problem Solving by TRIZ and Taguchi Methodology in Automobile Muffler Design, The TRIZ Journal, March 2004.