Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de Lorena
 
Engenharia de Materiais
 
Disciplina: LOM3022 - Materiais para a Indústria Química
Materials for the Chemical Industry

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Munir o aluno de ferramentas para: especificar materiais para aplicação na indústria química e definir os meios possíveis de processar os materiais comuns a sua área de atuação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5840963 - Daniela Camargo Vernilli
5840820 - Gustavo Aristides Santana Martinez
 
Programa Resumido
Introdução aos materiais para a indústria química e outras, propriedades, especificações, seleção, fabricação, aplicação e possíveis falhas.
 
 
 
Programa
Introdução aos materiais. - Seleção de materiais. - Fatores que influenciam na seleção dos materiais (indústria química, petroquímica, Nuclear e outras), melhoria das propriedades mecânicas dos metais. - Falhas em serviço e em processo. Produtos siderúrgicos para aplicação em indústrias químicas - Aços carbono e especiais - Ferro fundido. – Processo de fabricação de aços e ferros fundidos, especificações, propriedades e aplicações. Metais e ligas não ferrosas: especificações, propriedades e aplicações. Introdução à corrosão. - Causas e formas de corrosão. Proteção de superfícies metálicas contra a corrosão, revestimentos. Requisitos específicos de materiais metálicos para a indústria de óleo e gás. Materiais não metálicos. Especificações, propriedades e aplicações.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Duas provas
Critério
Serão aplicadas duas avaliações (P1 e P2) que comporão a nota final (NF). A nota final será calculada através da expressão: NF= (P1+P2)/2
Norma de Recuperação
Para o aluno que obtiver Nota Final maior ou igual a 3,0 e menor do que 5,0, será aplicada uma avaliação de recuperação (NR), com pontuação de 0 a 10, que levará ao cálculo da média final(MF) através da seguinte expressão: MF=(NF+NR)/2. onde: NF=Nota Final e NR=Nota da Prova de Recuperação.
 
Bibliografia
     
1)Telles, P. C. S. - Materiais para Equipamentos de Processo - Ed. Interciência, 4º Ed., 1989. 2)Bresciani, F., E. - Seleção de Materiais Metálicos - Ed. da UNICAMP, 2º Ed. 3)Freire, J. M. - Materiais de Construção Mecânica - Ed. Livros Técnicos e Científicos, Editora 1993. 4)A. Remy/ M. Gay/ R. Gonthier - Materiais - Hemus Editora Limitada - 2ª Edição. 5)Chiaverini, V. Tecnologia Mecânica - Materiais de Construção Mecânica - Vol. II - Ed. McGraw Hill do Brasil Ltda. 6)Gentil, V. - Corrosão. - Ed. Guanabara Dois, 1982.
 

Clique para consultar os requisitos para LOM3022

Clique para consultar o oferecimento para LOM3022

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP