Promover a formação do engenheiro de materiais sob o ponto de vista do desenvolvimento de competências gerais e específicas. Aplicar e integrar conhecimentos adquiridos às demais disciplinas do curso de Engenharia de Materiais, desenvolvendo competências técnicas relacionadas ao projeto em si, bem como competências transversais (habilidades e atitudes) e socioemocionais, num ambiente de aprendizagem colaborativa.
Conceitos básicos em Engenharia. Introdução a métodos de projeto. Proposta e simulação de pequeno projeto de Engenharia. Definição do problema e formação de alternativas de solução. Estabelecimento de critérios. Escolha e avaliação de soluções. Especificação da solução. Prática de escrita científica.
1. Introdução ao projeto em Engenharia: o que é projeto em engenharia e por que projetar? Metodologias de projeto; etapas de elaboração de projeto. 2. Desenvolvimento de um projeto temático, compreendendo: definição do problema e formação de alternativas de solução; estabelecimento de critérios; escolha e avaliação de soluções; especificação da solução 3. Noções de planejamento e gestão de projetos; organização do tempo; técnicas para a realização de apresentações; noções de aprendizagem baseada em projetos; trabalho em grupo, equipes e times 4. Desenvolvimento de competências técnicas, transversais e socioemocionais: integração de conhecimentos, habilidades e atitudes. Postura e ética profissional 5. Métodos e normas para redação de relatório técnico 6. Tutoria de projetos
- BAZZO, Walter; PEREIRA, Luiz T.V. Introdução à Engenharia, 3a. edição. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013. - COCIAN, Luis Fernando Espinosa. Introdução à Engenharia. Porto Alegre: Bookman, 2017. - BENNETT, Ronald; MILLAM, Elaine. Liderança para engenheiros. Porto Alegre: AMGH, 2014. - ALEXANDER, C. K.; WATSON, J. A. Habilidades para uma carreira de sucesso na engenharia, Porto Alegre: AMGH Editora, 2015. - MCCAHAN, S.; ANDERSON, P.; KORTSCHOT, M.; WEISS, P.; WOODHOUSE, K. Projetos de Engenharia: uma introdução. 1ª edição. -Rio de Janeiro: LTC, 2017.