Promover a formação do engenheiro de materiais sob o ponto de vista do desenvolvimento de competências gerais e específicas. Integrar essa disciplina com outras de semestres anteriores e do presente semestre da matriz curricular do curso de Engenharia de Materiais. No início do semestre o responsável pela disciplina deve reunir com os professores de semestres anteriores e presente para planejar trabalhos conjuntos. O tema do trabalho de projeto será definido em conjunto os professores responsáveis pelas disciplinas envolvidas, onde um dos professores será o orientador do respectivo projeto. - Incentivar trabalhos em grupo, com apresentação de resultados.
Entender as principais abordagens para o desenvolvimento de produtos. Definir, planejar e projetar modelo de negócios inovadores. Conhecer e aplicar os principais modelos de gestão e operação para startups. Aplicar técnicas para modelagem financeira de novos empreendimentos. Aplicar conceitos de marketing para novos negócios.
1. Modelo de negócios: conceitos, cases, abordagens de projeto de modelos de negócios, operações em Marketing digital, modelos de financiamento de startups, tipos de investidores, valoração do empreendimento e decisões de saída 2. Planejamento e pesquisa sobre tecnologias visando inovação tecnológica 3. Planejamento e pesquisa sobre modelos de negócio, tipologias e arquiteturas 4. Visitas a incubadoras e aceleradoras de startups 5. Desenvolvimento e apresentação de um pitch de negócio 6. Elaboração de um plano de negócio
- MCCAHAN, S.; ANDERSON, P.; KORTSCHOT, M.; WEISS, P.; WOODHOUSE, K. Projetos de Engenharia: uma introdução. 1ª edição. -Rio de Janeiro: LTC, 2017. - BROCKMAN, Jay B. Introdução à Engenharia - Modelagem e solução de problemas. Rio de Janeiro: LTC, 2010. - CAVALCANTI, Carolina C.; FILATRO, Andrea C. Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Editora Saraiva, 2016. - FINOCCHIO, José. PMC Projeto modelo Canvas, 3 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2020. - CAMARGO, Robson; RIBAS, Thomaz. Gestão ágil de projetos: As melhores soluções para suas necessidades. São Paulo: Editora Saraiva, 2019. - BRANCO, R. H. F.; LEITE, D. E.; VINHA JR., Rubem. Gestão colaborativa de projetos: A combinação de Design Thinking e ferramentas práticas para gerenciar seus projetos. São Paulo: Editora Saraiva Universitária, 2016 - OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation: Inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.