Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de Lorena
 
Engenharia de Materiais
 
Disciplina: LOM3119 - Fadiga e Mecânica da Fratura
Fatigue and Fracture Mechanics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Fornecer metodologias de tratamento de projeto em fadiga e fratura dos materiais (metais, polímeros e cerâmica) utilizados em engenharia, apresentado os conceitos básicos de ensaios para avaliação das propriedades em fadiga e da tenacidade á fratura, bem como sua aplicabilidade em projetos de estruturas e componentes mecânicos sujeitos a carregamentos constantes e variáveis, com e sem danos, em baixa e altas temperaturas e distintos meios.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
471420 - Carlos Antonio Reis Pereira Baptista
3586455 - Cassius Olivio Figueiredo Terra Ruchert
 
Programa Resumido
Nucleação de trinca por fadiga, propagação de trinca por fadiga, fadiga em meios agressivos (corrosão-fadiga), fadiga em altas e baixas temperaturas, fadiga de amplitude constante e variável de carregamento, mecânica da fratura elástica linear, mecânica da fratura elastoplástica, projeto de fadiga e mecânica da fratura. A disciplina contará com 2 aulas práticas que versarão sobre ensaios de KIC e da/dN x K.
 
 
 
Programa
Revisão dos estados de tensão e deformação; Aspectos macro e microscópico da fratura por fadiga em metais; Critérios de projeto para evitar falhas por fadiga; Mecanismos de nucleação e crescimento de trinca por fadiga; Fadiga de alto ciclo/ metodologia tensão-vida; Fadiga de baixo ciclo/ metodologia deformação-vida; Efeito de entalhes em fadiga; Ambiente e temperatura no comportamento em fadiga; Fadiga em carregamentos com Amplitudes Variáveis; Comportamento dependente do tempo, fluência e relaxação; Introdução aos conceitos e problemas da mecânica da fratura; Mecanismos de fratura e crescimento de trinca; Campo de tensão elástico e plástico em torno de uma trinca; Mecânica da fratura linear elástica; Mecânica da fratura elastoplástica (CTOD, J); Determinação do fator de intensidade de tensão crítico, Ensaios práticos para determinação da tenacidade à fratura elástica linear e elastoplástica;.Propagação de trinca por fadiga e sua modelagem; Efeito da sobrecarga na propagação da trinca por fadiga; Corrosão sob tensão; Aplicações práticas da mecânica da fratura em projeto de engenharia sobre ensaios de KIC e da/dN x K.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Duas avaliações escritas, compostas por provas e que poderão ser complementadas por trabalhos ou relatórios de experimentos realizados em laboratório.
Critério
A cada avaliação (compreendendo uma prova, complementada por trabalho ou relatório) será atribuído grau entre zero e dez.
Norma de Recuperação
Avaliação escrita. Para aprovação, a média entre a avaliação de Recuperação e o grau obtido no semestre deve ser maior ou igual a cinco.
 
Bibliografia
     
[1] DOWLING, NORMAN E. – Mechanical Behavior of Materials, Engineering Methods for Deformation, Fracture and Fatigue. 3a Edição, Pearson Prentice Hall, 2007,890p.
[2] ANDERSON, T. L. - Fracture Mechanics – Fundamentals and Applications, Second Edition, CRC Press, NY, 680p.
[3] MEYERS, M.A.;CHAWLA K.K. - Mechanical Behavior of Materials, N.J.:Prendice Hall, 1999.680p.
[4]DIETER,GEORGE – Metalurgia Mecânica
[5]EWALDS, H.L.; WANHILL, R.J.H. – Fracture mechanics. London, Edward Arnold, 1986.
[6] HERTZBERG, R.W. – deformation and fracture mechanics of engineering materials. John Wiley & Sons, Inc., 1989.
[7] FUCHS, H. O. & STEPHENS, R. I. - Metal fatigue in engineering. New York, John Wiley, 1980. 318p
[8] DUGGAN, Terence V. & BYRNE, James - Fatigue as a design criterion. London, Macmillan, 1977. 164p.
[9] AMZALLAG, C.; LEIS, B. N.; RABBE, P., eds. Low-cycle fatigue and life prediction.
[10] BANNANTINE, J. A; Fundamentals of Metal Fatigue Analysis, Prentice Hall, 265p.
[11] ROESLER, J; HARDERS, H; BAEKER, M. – Mechanical Behaviour of Engineering Materials, Metals, Ceramics, Polymers and Composites
[12] STEPHENS, R. I. FATEMI, A; STEPHENS, R. R.; FUCHS, H. O. Metal Fatigue and Engineering; 2001
[13] LEE, Y.L.; JWO PAN, J.; HATHAWAY, R. B.; BARKEY, M. E. Fatigue Testing and Analysis – Theory and Practice; Elsevier; 2005
[14] SCHIJVE, J.; Fatigue of Structures and Materials; Kluwer Academic Publishers; 2004
 

Clique para consultar os requisitos para LOM3119

Clique para consultar o oferecimento para LOM3119

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP