O aluno deverá se capaz: usar corretamente os diversos materiais de laboratório. Manipular reagentes químicos com segurança. Desenvolver nos alunos capacidade de realizar práticas rotineiras de laboratório associada ao desenvolvimento de seu pensamento científico. Resolver problemas teóricos e práticos. Prevenir-se de acidentes de laboratório. Executar experiências nas várias áreas da química aplicando os conceitos pertinentes
1 – Técnicas Rotineiras de Laboratório. 2 - Equilíbrio químico. 3 - Cinética química. 4- Eletroquímica.
1 – Técnicas Rotineiras de Laboratório2 - Equilíbrio químico - Observação do Princípio de Le Chatelier. - Equilíbrio iônico em solução aquosa. - Determinação do produto de solubilidade.3 - Cinética química - Velocidade das reações químicas4 - Eletroquímica - Verificação do sentido espontâneo da reação química. - Reação não espontânea. - Estequiometria eletroquímica (Lei de Faraday)
ASSUMPÇÃO, R. M. V. ; MORITA, T. Manual de soluções reagentes e solventes :padronização, preparação, purificação. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 1972.BACCAN, N.; ANDRADE, J. C. O. ; GODINHO, E. S.; BARONE, J. S. Química analítica quantitativa elementar. 2.ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1995.BRADY, J; HUMISTON, G. E. Química geral. Rio de Janeiro: Ed. Livros Técnicos Científicos, 1986.CONSTANTINO, M.G; SILVA, G. V. J. da; DONATE P. M. Fundamentos de química experimental, São Paulo : EDUSP, 2004.MAHAN, B. M.; MYERS, R. J. Química um curso universitário. São Paulo: Ed. Edgard Blucher Ltda, 1993.SILVA, R. R.; BOCCHI, N. ; ROCHA FILHO, R. C. Introdução a química experimental. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.