Desenvolver no aluno senso crítico em Gestão Sistêmica, Qualidade Total, Certificação Internacional da Qualidade, no contexto Classe Mundial.
1 - Filosofia, conceitos básicos. 2 - Ferramentas da gestão pela qualidade total. 3 - Sistemas de garantia da qualidade.
1 - FILOSOFIA, CONCEITOS BÁSICOS. Definição de Qualidade. Competitividade. Histórico da Qualidade. Benefícios Internos e Externos da Qualidade. A Gestão pela Qualidade Total (TQC, CWQC, Toyota, TQM, BSC, 6 Sigma e Lean 6 Sigma) 2 - FERRAMENTAS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL. Gestão da rotina: MASP, Brainstorming, Fluxogramas, PDCA e SDCA, Unidades Gerenciais Básicas, Programa 5S, Procedimentos Operacionais e Instruções de Trabalho, Auditorias Internas, Programa de Educação, Reuniões Relâmpago, Administração Visível, Monitoração de Clientes, Grupos Kaizen. 3 -SISTEMAS DE GARANTIA DA QUALIDADE: Sistemas de Certificação: ISO (9001, 14001, 17025 e 65), SA 8000, OHSAS 18000 Metodologia de implantação, documentação, requisitos, participação da alta administração, gerência média e instâncias operacionais. Pré-auditoria, auditoria de certificação, auditorias de manutenção.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Gestão da qualidade e garantia da qualidade - terminologia - NBR ISO 8402. Rio de Janeiro: ABNT, 1994a. 15 p.BRUE G., Six Sigma for Managers, McGrawHill, New York, 2005.EUTACHEM. 1995. Quantifying Uncertainty in Analytical Measurement. Londres. 92 p.KUME, H. (Tradução Miyake, D.I.). 1993. Métodos Estatísticos para Melhoria da Qualidade. São Paulo. Editora Gente, 245 p.HARRY, M. , LINSENMANND.R., The Six Sigma Fieldbook, Doubleday, New York, 2006ISHIKAWA, K. Guide to quality control. Tokyo: Kraus Asian Productivity Organization, 1982. 221p.JURAN, J.M.; GRYNA, F.M. Juran controle da qualidade: métodos especiais de apoio à qualidade. São Paulo: Makron Books, 1993. 193p. LIKER, K. & MEIER D. O Modelo Toyota, Manual de Aplicação. Porto Alegre: Bookman, 2007. 432p.MARANHÃO, M. ISO Série 9000-Guia de Implementação, Qualitymark, Rio de Janeiro, 2001, 220pMONTGOMERY, D.C. 1991. Introduction to Statistical Quality Control. New York. John Wiley & Sons Inc., 674 p.OAKLAND, J.S. (Tradução PEREIRA, A.G.). 1994. Gerenciamento da Qualidade Total. São Paulo. Nobel, 501 p.TURBAN, E. & RAINER, R. K. & PORTTER, R. E. Introdução a Sistemas de Informação uma Abordagem Gerencial. São Paulo: Editora Campus. 2007, 457p.VIEIRA, S. Estatística para qualidade. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 472p.