a) Fornecer ao aluno uma visão integrada do processo de desenvolvimento de produto, desde as etapas iniciais de geração da ideia, avaliação econômica e desenvolvimento do conceito do produto até a preparação da fábrica, produção e lançamento do produto. b) Apresentar como os principais conhecimentos da formação de engenheiro de produção podem ser aplicados no processo de desenvolvimento de produto. c) Propiciar uma experiência prática de projeto.
1. Conceito de processo de negócio e modelo de referência; 2. Desenvolvimento de produto como um processo: Fases principais do processo de desenvolvimento de produto; 3. Definição e conceitos básicos de gerenciamento de projetos; 4. Planejamento estratégico do produto; 5. Planejamento do Projeto; 6. Projeto Informacional; 7. Projeto Conceitual; 8. Projeto Detalhado; 9. Lançamento e Pós-Desenvolvimento. 10. Empreendedorismo e processo de desenvolvimento de produto.
1. Visão geral do processo de desenvolvimento de produto. Conceito de processo de negócio. Modelo de referência e desenvolvimento de produto como um processo. Fases principais do processo de desenvolvimento de produto. Definição e conceitos básicos de gerenciamento de projetos. 2. Apresentação de um modelo de referência para desenvolvimento de produto. Descrição do modelo de referência. Importância e uso do modelo de referência. Principais características do modelo de referência para desenvolvimento de produto. 3. Apresentação das fases do processo de desenvolvimento de produto. Nesta parte são apresentados os conceitos e metodologias principais de cada fase do desenvolvimento de produto. 3.1. Planejamento estratégico de produtos. Conteúdo sobre a importância e como preparar a estratégia de produto, realizar o gerenciamento da carteira de projetos e elaborar a Minuta do Projeto. 3.2. Planejamento do projeto. Conteúdo sobre técnicas de planejamento do projeto e análise de viabilidade econômica. 3.3. Projeto informacional. Conceitos gerais de pesquisa de mercado, tipos de fontes de dados para pesquisa de mercado, diferenças entre as fontes de dados, formas de utilização de pesquisas e aprofundamento no tipo de pesquisa baseado em enquete. 3.4. Projeto conceitual. Apresentam-se os diversos métodos criativos para concepção, tais como Diagrama de funções, Matriz Morfológica e Matriz de Pugh, e demonstra-se com exemplos como utilizá-los de forma a gerar e escolher uma concepção de produto robusta. 3.5. Projeto detalhado e preparação da produção. Apresenta-se o objetivo e resumo das atividades realizadas nas duas fases. No pós-desenvolvimento discute-se especialmente os aspectos relacionados com o meio ambiente, como descarte e reuso de peças do produto. 4. Empreendedorismo e processo de desenvolvimento de produto. O ambiente de inovação e o processo de desenvolvimento de produtos: empresas nascentes de base tecnológica, startups e aceleradoras.
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