Apresentar um quadro conceitual para facilitar a formulação, planejamento e implantação de estratégias corporativas, de negócios e funcionais, com interface com as estratégias funcionais de Produção.
1. Estratégia e processo de planejamento estratégico. 2. Estratégia de Negócios. 3. Estratégia Corporativa. 4. Estratégias Funcionais. 5. Planejamento Estratégico da Produção. 6. Tópicos Complementares
1. Estratégia e processo de planejamento estratégico. Escolas para formulação de Estratégia.2. Estratégia de Negócios: análise do ambiente, definição da missão, posicionamento competitivo, formulação e avaliação de estratégias de negócios.3. Estratégia Corporativa: análise do ambiente, definição da missão, segmentação dos negócios, estratégia horizontal e integração vertical.4. Estratégias Funcionais e critérios competitivos: Finanças, Recursos Humanos, Tecnologia, Marketing e Produção.5. Planejamento Estratégico da Produção: prioridades competitivas, estratégia de suprimentos, estratégia de recursos em instalações, processos e humanos, estratégia de qualidade de conformação e estratégia de transformação.6. Tópicos Complementares: Cadeias, Redes e Alianças na Estratégia. Estratégias nos ambientes turbulentos da Nova Economia.
Aquilano, D.N., Chase, R.B. Fundamentos da Administração da Produção, 3.ed, Porto Alegre, Bookman, 2001.Carvalho, M.M.; Laurindo, F.J.B. "Estratégias para Competitividade" - São Paulo, Editora Futura, 2003.Hax, A.C., Majluf, N.S. The Strategy Concepts and Process : a pragmatic approach, 2.ed, Englewood Cliffs, N.J., Prentice-Hall, 1996.Porter, Michael E.: "A Vantagem Competitiva das Nações"; Editora Campus, Rio de Janeiro, 1993.Porter, Michael E.: "What is Strategy?" Harvard Business Review, p61-78, n.6, 1996.Slack, Nigel: "Vantagem Competitiva em Manufatura : atingindo competitividade nas operações industriais", Editora Atlas, São Paulo, 1993.