Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de Lorena
 
Engenharia Química
 
Disciplina: LOQ4234 - Empreendedorismo
Entrepreneurship

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Fomentar a cultura do empreendedorismo; Desenvolver habilidades empreendedoras; Apresentar conhecimentos necessários para a criação de startups. A disciplina é aplicada através de Aprendizagem baseada em Projetos, onde o projeto a ser desenvolvido é da criação de uma startup ao longo do semestre.
 
Promote the culture of entrepreneurship. Develop entrepreneurial skills. Present knowledge needed to create startups. The discipline is applied through Project-Based Learning, where the project to be developed is the creation of a startup during the semester.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5840560 - Marco Antonio Carvalho Pereira
 
Programa Resumido
Características do Comportamento Empreendedor; Modelo de Negócios; Produto mínimo viável; Plano de Negócios.
 
Characteristics of Entrepreneurial Behavior. Business Model. Minimum Viable Product. Business Plan.
 
 
Programa
1.	Características do Comportamento Empreendedor: Busca de oportunidades e iniciativa. Correr riscos calculados. Exigência de qualidade e eficiência. Persistência. Comprometimento. Busca de informações. Estabelecimento de metas. Monitoramento e planejamento sistemático. Persuasão e rede contatos. Independência e autoconfiança.
2.	Modelo de Negócios (Lean Canvas): Problema. Segmento de Clientes. Proposta de Valor Única. Solução. Métricas-Chave. Canais. Estrutura de Custos. Fluxos de Receita. Vantagem Injusta.
3.	Produto mínimo viável: Ciclo Construir-Mensurar-Aprender. Valor da vida útil do cliente.
4.	Plano de Negócios: Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Desenvolvimento de Produtos e Tecnologia da Informação e Comunicação.
 
1. Characteristics of Entrepreneurial Behavior: Search for opportunities and initiative. Take calculated risks. Requirement of quality and efficiency. Persistence. Commitment. Search for information. Setting goals. Monitoring and systematic planning. Persuasion and network contacts. Independence and self-confidence. 2. Business Model (Lean Canvas): Problem. Customer Segments. Unique Value Proposition. Solution. Key Metrics. Channels. Cost Structure. Revenue Streams. Unfair Advantage. 3. Minimum Viable Product: Build-Measure-Learn Cycle. Customer Lifetime Value. 4. Business Plan: Marketing. Finance. Human Resources. Product Development. Information and communication technology.
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos montarão equipes que serão responsáveis por propor a criação de uma startup, do modelo de negócios ao plano de negócios, incluindo a montagem do produto mínimo viável.
Critério
Avaliação dos trabalhos e apresentações ao longo do semestre
Norma de Recuperação
NF = (MF + PR)/ 2 , onde NF é a média final da segunda avaliação, MF é a média final da primeira avaliação e PR é a nota da recuperação
 
Bibliografia
     
BLANK, Steve Gary. Do Sonho a realização em 4 passos: Estratégias para a criação de empresas de sucesso. Editora Evora. 3ª edição, 2008
BLANK, Steve; DORF, Bob. STARTUP: Manual do Empreendedorismo. O guia passo a passo para construir uma grande empresa. Alta Books Editora.  1ª edição, 2014.
CECCONELO, Antonio; AJZENTAL, Alberto. A construção do plano de negócios. Ed. Saraiva, 1ª edição, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo – dando asas ao espírito empreendedor. Ed. Saraiva, 3ª edição, 2008.
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 
DORNELAS, Jose. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Editora Campus. 1ª edição, 2001
DORNELAS, Jose. Empreendedorismo na prática. LTC. 3ª edição, 2015
DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo na prática – mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Elsevier/Campus: Rio de Janeiro, 2007. 
FILION, L. J.; Visão e Relações: Elementos para um Metamodelo da Atividade Empreendedora. International Small Business Journal, 1991. Tradução de Costa, S.R. 
FILION, L. J.; - O planejamento do seu Sistema de Aprendizagem Empresarial: Identifique uma Visão e Avalie o seu Sistema de Relações. Revista de Administração de Empresas, FGV, São Paulo, jul/set. 1991, pag. 31(3): 63:71. 
HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações – aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006. 
HISRICH, Robert; PETERS, Michael.  Empreendedorismo. 5.ed. - Porto Alegre: Bookman, 2004. 
OSTERWALDER, Alexander. Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation. Editora Alta Books, 2011
PINCHOT, Gifford; PELLMAN, Ron. Intraempreendedorismo na prática: um guia de inovação. Campus: 2004
RIES, Eric. A startup enxuta. Leya Editora. 1ª edição, 2011
SANTOS. S.A. e CUNHA, N.C.V (orgs.). Empresas de Base Tecnológica: Conceitos, instrumentos e recursos. Unicorpore, 2005
THIEL, Peter. De Zero a UM: O que aprender sobre empreendedorismo com Vale do Silício. Objetiva. 1ª edição, 2014
TIMMONS; Jeffry; DORNELAS, José. SPINELLI, Stephen. A criação de novos negócios – empreendedorismo para o século 21. Editora Campus. 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para LOQ4234

Clique para consultar o oferecimento para LOQ4234

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP