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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de Lorena
 
Engenharia Química
 
Disciplina: LOQ4234 - Empreendedorismo e Inovação
Entrepreneurship and Innovation

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Fomentar a cultura do empreendedorismo e da Inovação; Desenvolver habilidades empreendedoras; Apresentar conhecimentos necessários para a criação de startups. A disciplina é aplicada através de Aprendizagem baseada em Projetos, onde o projeto a ser desenvolvido é da criação de uma startup com uma proposta de produto/serviço inovador ao longo do semestre.
 
Foster a culture of entrepreneurship and innovation; Develop entrepreneurial skills; To present the necessary knowledge for the creation of startups. The discipline is applied through Project-Based Learning, where the project to be developed is the creation of a startup with an innovative product/service proposal throughout the semester.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
11079086 - Herlandí de Souza Andrade
 
Programa Resumido
Características do Comportamento Empreendedor; Modelo de Negócios; Produto mínimo viável; Plano de Negócios.
 
Characteristics of Entrepreneurial Behavior. Business Model. Minimum Viable Product. Business Plan.
 
 
Programa
1. Características do Comportamento Empreendedor: Busca de oportunidades e iniciativa. Correr riscos calculados. Exigência de qualidade e eficiência. Persistência. Comprometimento. Busca de informações. Estabelecimento de metas. Monitoramento e planejamento sistemático. Persuasão e rede contatos. Independência e autoconfiança.
2. Estratégia, Inovação e Marketing.
3. Design Thinking.
4. Modelo de Negócios (Business Model Canvas e Lean Startup - Lean Canvas): Problema. Segmento de Clientes. Proposta de Valor Única. Solução. Métricas-Chave. Canais. Estrutura de Custos. Fluxos de Receita. Vantagem Injusta.
5. Produto mínimo viável: Ciclo Construir-Mensurar-Aprender. Valor da vida útil do cliente. Prototipação rápida.
6. Gestão de processos e Gerenciamento ágil de projetos.
7. Plano de Negócios: Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Desenvolvimento de Produtos e Tecnologia da Informação e Comunicação.
8. Proposta da criação de uma startup, do modelo de negócios ao plano de negócios, incluindo a montagem do produto mínimo viável e uma rodada de PITCH.
9. Desenvolvimento de atividade prática extensionista (produção de conteúdo digital sobre empreendedorismo e inovação)
10. Visita (viagem didática complementar) a um ambiente de inovação e empreendedorismo (ex. incubadora/aceleradora ou parque tecnológico), para compreender o desenvolvimento dos processos de empreendedorismo e inovação.
 
1. Characteristics of Entrepreneurial Behavior: Search for opportunities and initiative. Take calculated risks. Demand for quality and efficiency. Persistence. Commitment. Information search. Setting goals. Systematic monitoring and planning. Persuasion and networking. Independence and self-confidence. 2. Strategy, Innovation and marketing. 3. Design Thinking. 4. Business Model (Business Model Canvas and Lean Startup - Lean Canvas): Problem. Customer Segment. Unique Value Proposition. Solution. Key Metrics. Channels. Cost Structure. Revenue Streams. Unfair Advantage. 5. Minimum Viable Product: Build-Measure-Learn Cycle. Customer lifetime value. Rapid prototyping. 6. Process Management and Agile Project Management 7. Business Plan: Marketing, Finance, Human Resources, Product Development and Information and Communication Technology. 8. Proposal for the creation of a startup, from the business model to the business plan, including the assembly of the minimum viable product and a PITCH round. 9. Development of practical extension activity (production of digital content on entrepreneurship and innovation) 10. Visit (complementary didactic trip) to an environment of innovation and entrepreneurship (eg incubator/accelerator or technology park), to understand the development of entrepreneurship and innovation processes.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas; dinâmicas, projetos e trabalhos em grupo; exercícios individuais; e, seminários, debates e palestras.
Critério
Média Aritmética dos Projetos, Trabalhos, Exercícios e outras atividades avaliativas realizadas no decorrer da disciplina, considerando as questões relativas às Competências (Conhecimento, Habilidade e Atitude, que incluem a presença e participação dos alunos nas aulas) desenvolvidas
Norma de Recuperação
NF = (MF + PR)/2, onde MF é a média final da avaliação e PR é uma prova de recuperação
 
Bibliografia
     
BLANK, Steve Gary. Do Sonho a realização em 4 passos: Estratégias para a criação de empresas de sucesso. Editora Evora. 3ª edição, 2008
BLANK, Steve; DORF, Bob. STARTUP: Manual do Empreendedorismo. O guia passo a passo para construir uma grande empresa. Alta Books Editora.  1ª edição, 2014.
CECCONELO, Antonio; AJZENTAL, Alberto. A construção do plano de negócios. Ed. Saraiva, 1ª edição, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo – dando asas ao espírito empreendedor. Ed. Saraiva, 3ª edição, 2008.
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 
DORNELAS, Jose. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Editora Campus. 1ª edição, 2001
DORNELAS, Jose. Empreendedorismo na prática. LTC. 3ª edição, 2015
DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo na prática – mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Elsevier/Campus: Rio de Janeiro, 2007. 
FILION, L. J.; Visão e Relações: Elementos para um Metamodelo da Atividade Empreendedora. International Small Business Journal, 1991. Tradução de Costa, S.R. 
FILION, L. J.; - O planejamento do seu Sistema de Aprendizagem Empresarial: Identifique uma Visão e Avalie o seu Sistema de Relações. Revista de Administração de Empresas, FGV, São Paulo, jul/set. 1991, pag. 31(3): 63:71. 
HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações – aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006. 
HISRICH, Robert; PETERS, Michael.  Empreendedorismo. 5.ed. - Porto Alegre: Bookman, 2004. 
OSTERWALDER, Alexander. Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation. Editora Alta Books, 2011
PINCHOT, Gifford; PELLMAN, Ron. Intraempreendedorismo na prática: um guia de inovação. Campus: 2004
RIES, Eric. A startup enxuta. Leya Editora. 1ª edição, 2011
SANTOS. S.A. e CUNHA, N.C.V (orgs.). Empresas de Base Tecnológica: Conceitos, instrumentos e recursos. Unicorpore, 2005
THIEL, Peter. De Zero a UM: O que aprender sobre empreendedorismo com Vale do Silício. Objetiva. 1ª edição, 2014
TIMMONS; Jeffry; DORNELAS, José. SPINELLI, Stephen. A criação de novos negócios – empreendedorismo para o século 21. Editora Campus. 2010.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
O grupo social alvo são estudantes do ensino médio em escolas públicas e/ou nas comunidades (associações de bairros etc.) da cidade de Lorena/SP.
Objetivos da atividade
São objetivos da atividade Extensionista: - Disseminar a cultura empreendedora e inovadora aos estudantes de Ensino Médio; - Estimular os estudantes de Ensino Médio para o desenvolvimento de sua capacidade empreendedora, a busca de oportunidades, a geração do autoemprego e o desenvolvimento de atitudes empreendedoras e criativas.
Descrição da atividade
Esta atividade é denominada Engenharia e Negócios – Oficina de Empreendedorismo e Inovação. A atividade consiste na realização de uma oficina de Empreendedorismo e Inovação com estudantes do Ensino Médio. Tal oficina poderá ocorrer em escolas de ensino médio ou em organizações sociais ou representativas das comunidades da cidade de Lorena (ex: associações de bairros). Etapas: 1. Planejamento da Oficina: definição dos temas (na área de empreendedorismo e inovação) a serem desenvolvidos, que pode incluir concursos de ideias, desafios de negócios, exposição de conteúdos, entre outras atividades, com a consequente preparação dos materiais (slides, vídeos, exercícios etc.) que serão utilizados nas oficinas. Os alunos serão os responsáveis por agendar a realização das oficinas com as escolas ou com outras organizações previamente aprovadas pelo professor da disciplina. 2. Realização da Oficina: poderá ser aplicada em uma ou duas etapas (dias diferentes), somando no mínimo 4 horas totais de aplicação. 3. Preparação de Relatos em Vídeo: criação de um vídeo relatando o desenvolvimento da oficina, com os aprendizados adquiridos, para ser disponibilizado para a comunidade. 4. Autoavaliação pelo Grupo: avaliar os resultados da avaliação da atividade aplicada aos estudantes do ensino médio, para identificar o aprendizado e os pontos a melhorar para as próximas oficinas.
Indicadores de avaliação da atividade
Será realizada uma pesquisa de satisfação com os participantes da oficina e para o responsável pela atividade na escola de ensino médio ou organização. Após a pesquisa, o grupo de estudantes da disciplina, fará uma análise dos resultados e uma autoavaliação e discutirá tais resultados com o professor da disciplina

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