Fomentar a cultura do empreendedorismo e da Inovação; Desenvolver habilidades empreendedoras; Apresentar conhecimentos necessários para a criação de startups. A disciplina é aplicada através de Aprendizagem baseada em Projetos, onde o projeto a ser desenvolvido é da criação de uma startup com uma proposta de produto/serviço inovador ao longo do semestre.
Características do Comportamento Empreendedor; Modelo de Negócios; Produto mínimo viável; Plano de Negócios.
1. Características do Comportamento Empreendedor: Busca de oportunidades e iniciativa. Correr riscos calculados. Exigência de qualidade e eficiência. Persistência. Comprometimento. Busca de informações. Estabelecimento de metas. Monitoramento e planejamento sistemático. Persuasão e rede contatos. Independência e autoconfiança. 2. Estratégia, Inovação e Marketing. 3. Design Thinking. 4. Modelo de Negócios (Business Model Canvas e Lean Startup - Lean Canvas): Problema. Segmento de Clientes. Proposta de Valor Única. Solução. Métricas-Chave. Canais. Estrutura de Custos. Fluxos de Receita. Vantagem Injusta. 5. Produto mínimo viável: Ciclo Construir-Mensurar-Aprender. Valor da vida útil do cliente. Prototipação rápida. 6. Gestão de processos e Gerenciamento ágil de projetos. 7. Plano de Negócios: Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Desenvolvimento de Produtos e Tecnologia da Informação e Comunicação. 8. Proposta da criação de uma startup, do modelo de negócios ao plano de negócios, incluindo a montagem do produto mínimo viável e uma rodada de PITCH. 9. Desenvolvimento de atividade prática extensionista (produção de conteúdo digital sobre empreendedorismo e inovação) 10. Visita (viagem didática complementar) a um ambiente de inovação e empreendedorismo (ex. incubadora/aceleradora ou parque tecnológico), para compreender o desenvolvimento dos processos de empreendedorismo e inovação.
BLANK, Steve Gary. Do Sonho a realização em 4 passos: Estratégias para a criação de empresas de sucesso. Editora Evora. 3ª edição, 2008 BLANK, Steve; DORF, Bob. STARTUP: Manual do Empreendedorismo. O guia passo a passo para construir uma grande empresa. Alta Books Editora. 1ª edição, 2014. CECCONELO, Antonio; AJZENTAL, Alberto. A construção do plano de negócios. Ed. Saraiva, 1ª edição, 2008. CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo – dando asas ao espírito empreendedor. Ed. Saraiva, 3ª edição, 2008. DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. DORNELAS, Jose. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Editora Campus. 1ª edição, 2001 DORNELAS, Jose. Empreendedorismo na prática. LTC. 3ª edição, 2015 DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo na prática – mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Elsevier/Campus: Rio de Janeiro, 2007. FILION, L. J.; Visão e Relações: Elementos para um Metamodelo da Atividade Empreendedora. International Small Business Journal, 1991. Tradução de Costa, S.R. FILION, L. J.; - O planejamento do seu Sistema de Aprendizagem Empresarial: Identifique uma Visão e Avalie o seu Sistema de Relações. Revista de Administração de Empresas, FGV, São Paulo, jul/set. 1991, pag. 31(3): 63:71. HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações – aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006. HISRICH, Robert; PETERS, Michael. Empreendedorismo. 5.ed. - Porto Alegre: Bookman, 2004. OSTERWALDER, Alexander. Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation. Editora Alta Books, 2011 PINCHOT, Gifford; PELLMAN, Ron. Intraempreendedorismo na prática: um guia de inovação. Campus: 2004 RIES, Eric. A startup enxuta. Leya Editora. 1ª edição, 2011 SANTOS. S.A. e CUNHA, N.C.V (orgs.). Empresas de Base Tecnológica: Conceitos, instrumentos e recursos. Unicorpore, 2005 THIEL, Peter. De Zero a UM: O que aprender sobre empreendedorismo com Vale do Silício. Objetiva. 1ª edição, 2014 TIMMONS; Jeffry; DORNELAS, José. SPINELLI, Stephen. A criação de novos negócios – empreendedorismo para o século 21. Editora Campus. 2010.