Introduzir os conceitos fundamentais de administração, de configurações de uma organização, de marketing e Gestão de Pessoas, de forma genérica. A disciplina privilegia a discussão dos fundamentos das diversas abordagens e linhas de pensamento administrativo, sob a ótica da engenharia.
Conceitos fundamentais de administração e noções básicas de marketing e Gestão de Pessoas.
1. Elementos de organizações de alto desempenho: aprendizagem organizacional, modelo da competência e capacitações dinâmicas. 2. Introdução à Gestão de Pessoas 3. Noções básicas de Marketing 4. Desenvolvimento de atividade prática extensionista junto à micro e pequenos empreendedores da região (componente curricular: plano de marketing) 5. Visita (viagem didática complementar) a uma empresa para conhecer e entender os diferentes processos organizacionais.
Chiavenato, I. Gestão de Pessoas. 4 ed. São Paulo: Manole, 2014. Chiavenato, I. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 10 ed. Rio de Janeiro, Campus, 2015. ROBBINS, S. P.; DECENZO, D. A.; WOLTER, R. Fundamentos de Gestão de Pessoas. São Paulo, saraiva, 2013. KOTLER, P. - ARMSTRONG, G. Princípios De Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2014. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração De Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019. CHIAVENATO, I. Introdução À Teoria Geral da Administração. 9 ed. São Paulo: Manole, 2014. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana À Revolução Digital. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017. GUERRINI, F. M.; ESCRIÇÃO FILHO, E.; ROSIM, D. Administração Para Engenheiros. Rio de Janeiro: Campus, 2016. CHIAVENATO, I. Administração Para Não Administradores: a Gestão de Negócios Ao Alcance de Todos. 2 ed. São Paulo: Manole, 2011. SILVA, M. M. L. Administração para Estudantes e Profissionais de Áreas Técnicas. São Paulo: Brasport, 2018. BOLMAN, L.G.; DEAL, T.E. Reframing organizations. San Francisco, John Wiley, 2013 KOTLER, P.. O Marketing sem segredos. 1 ed. Porto Alegre. Bookman, 2005 MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes. 2 ed. São Paulo, Atlas, 2006.