Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de Lorena
 
Engenharia Química
 
Disciplina: LOQ4248 - Marketing Estratégico
Strategic Marketing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Apresentar aos alunos o panorama geral da administração estratégica de marketing, capacitando-os a atuar no processo gerencial de marketing sob as perspectivas estratégica e operacional.
 
Introduce students to the overall picture of strategic marketing management, empowering them to act in the managerial marketing process under strategic and operational perspectives.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
11079086 - Herlandí de Souza Andrade
 
Programa Resumido
Marketing estratégico e planejamento estratégico orientado para o mercado.
 
Strategic marketing and strategic planning oriented to the market.
 
 
Programa
MARKETING ESTRATÉGICO
1. Evolução do Conceito de Marketing e Sistema de Marketing
2. Marketing, Conceito de Valor, Orientação para Mercado
3. Análise de Mercado e Comportamento do Consumidor
4. Sistema de Informações de Marketing e Inteligência de Mercado
5. Modalidades de Marketing
6. Fundamentos de Estratégia Empresarial e Marketing Estratégico
7. Administração Estratégica e Marketing Estratégico
8. Instrumentos Analíticos para Avaliar Oportunidades de Mercado
9. Segmentação de Mercado e Posicionamento
10. O Plano Estratégico de Marketing
11. Comunicação: assessorias de imprensa, SAC'S, Ombudsman
 
STRATEGIC MARKETING 1. Evolution of the Marketing Concept and Marketing System 2. Marketing, Value Concept, Market Orientation 3. Market Analysis and Consumer Behavior 4. Marketing Information System and Market Intelligence 5. Marketing Modalities 6. Fundamentals of Business Strategy and Strategic Marketing 7. Strategic Management and Strategic Marketing 8. Analytical Tools to Evaluate Market Opportunities 9. Market Segmentation and Positioning 10. The Strategic Marketing Plan 11. Communication: press services, SAC'S, Ombudsman
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas; dinâmicas, projetos e trabalhos em grupo; exercícios individuais; e, seminários, debates e palestras.
Critério
Média Aritmética dos Projetos, Trabalhos, Exercícios e outras atividades avaliativas realizadas no decorrer da disciplina, considerando as questões relativas às Competências (Conhecimento, Habilidade e Atitude, que incluem a presença e participação dos alunos nas aulas) desenvolvidas.
Norma de Recuperação
NF = (MF + PR)/2, onde MF é a média final da avaliação e PR é uma prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração De Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. São Paulo: Sextante, 2017.

KOTLER, P. - ARMSTRONG, G. Princípios De Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2014.

KOTLER, P.; KELLER, K. L.  Marketing Essencial. 5 ed. São Paulo: Pearson, 2013.

SANDHUSEN, R. L. Marketing Básico - Série Essencial. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

SAPIRO, Arão., CHIAVENATO, I. Planejamento Estratégico. Campus, 2ª. edição, 2010 

KOTLER, P. Administração de Marketing, edição do milênio, revisão técnica de Prof. Arão Sapiro. Prentice-Hall, 2000. 

HOOLEY, Graham J.; PIERCY, Nigel F.; SAUNDERS, John A. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo tradução e revisão técnica: Prof. Arão Sapiro. Pearson Education do Brasil, 2001. 

SAPIRO, ARAO; GANGANA, MAURÍCIO; LIMA, MIGUEL; VILHENA, JOÃO BAPTISTA. Gestão de Marketing . FGV Editora, 2004. 

BOONE, L. e KURTZ, D.L. Marketing contemporâneo. 8ª ed. São Paulo, Livros Técnicos e Científicos, 1998. 

KOTLER, P; JATURISPITAK, S. e MAESINCIE, S. O marketing das nações. São Paulo, Futura, 1997. 

MARTINS, J.R. e BLECHER, N. O império das marcas. 2ª ed. São Paulo, Negócio Editora, 1997 

THUROW, L.C. O futuro do capitalismo. 2ª ed. São Paulo, Rocco, 1997. 

VAZ, G. N. Marketing institucional. São Paulo, Pioneira, 1995. Bibliografia Complementar Artigos das Revistas: Marketing, Meio e Mensagem, Exame, Dinheiro, Revista da Escola de Administração da FEA-USP, Revista ESPM.
 

Clique para consultar os requisitos para LOQ4248

Clique para consultar o oferecimento para LOQ4248

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP