Apresentar aos alunos o panorama geral da administração estratégica de marketing, capacitando-os a atuar no processo gerencial de marketing sob as perspectivas estratégica e operacional.
Marketing estratégico e planejamento estratégico orientado para o mercado.
MARKETING ESTRATÉGICO 1. Evolução do Conceito de Marketing e Sistema de Marketing 2. Marketing, Conceito de Valor, Orientação para Mercado 3. Análise de Mercado e Comportamento do Consumidor 4. Sistema de Informações de Marketing e Inteligência de Mercado 5. Modalidades de Marketing 6. Fundamentos de Estratégia Empresarial e Marketing Estratégico 7. Administração Estratégica e Marketing Estratégico 8. Instrumentos Analíticos para Avaliar Oportunidades de Mercado 9. Segmentação de Mercado e Posicionamento 10. O Plano Estratégico de Marketing 11. Comunicação: assessorias de imprensa, SAC'S, Ombudsman
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração De Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019. KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. São Paulo: Sextante, 2017. KOTLER, P. - ARMSTRONG, G. Princípios De Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2014. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Marketing Essencial. 5 ed. São Paulo: Pearson, 2013. SANDHUSEN, R. L. Marketing Básico - Série Essencial. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. SAPIRO, Arão., CHIAVENATO, I. Planejamento Estratégico. Campus, 2ª. edição, 2010 KOTLER, P. Administração de Marketing, edição do milênio, revisão técnica de Prof. Arão Sapiro. Prentice-Hall, 2000. HOOLEY, Graham J.; PIERCY, Nigel F.; SAUNDERS, John A. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo tradução e revisão técnica: Prof. Arão Sapiro. Pearson Education do Brasil, 2001. SAPIRO, ARAO; GANGANA, MAURÍCIO; LIMA, MIGUEL; VILHENA, JOÃO BAPTISTA. Gestão de Marketing . FGV Editora, 2004. BOONE, L. e KURTZ, D.L. Marketing contemporâneo. 8ª ed. São Paulo, Livros Técnicos e Científicos, 1998. KOTLER, P; JATURISPITAK, S. e MAESINCIE, S. O marketing das nações. São Paulo, Futura, 1997. MARTINS, J.R. e BLECHER, N. O império das marcas. 2ª ed. São Paulo, Negócio Editora, 1997 THUROW, L.C. O futuro do capitalismo. 2ª ed. São Paulo, Rocco, 1997. VAZ, G. N. Marketing institucional. São Paulo, Pioneira, 1995. Bibliografia Complementar Artigos das Revistas: Marketing, Meio e Mensagem, Exame, Dinheiro, Revista da Escola de Administração da FEA-USP, Revista ESPM.